MEDIÇÃO DE TERRA

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segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Supernavio da Vale atraca pela primeira vez em Kimitsu, no Japão


Valemax pode transportar até 400 mil toneladas de minério de ferro.
Até o fim de 2013, serão 35 supernavios em operação, diz Vale.

Do G1, no Rio

O porto de Kimitsu, no Japão, recebeu pela primeira vez um supernavio da Vale, o Vale Brasil, que atracou na sexta-feira (19) informou a mineradora nesta segunda-feira (21). O Valemax  tem capacidade para transportar até 400 mil toneladas de minério de ferro e permite a redução em 35% na emissão de carbono por tonelada de minério transportada, explica a empresa.
O Vale Brasil atracou no porto de Kimitsu, da Nippon Steel & Sumitomo Metal (NSSMC) próximo a Tóquio.  A primeira parada do Vale Brasil foi no porto de Oita, também da NSSMC, onde descarregou cerca de 200 mil toneladas de minério de ferro. O restante da carga foi entregue no porto de Kimitsu. A NSSMC já tinha recebido, no porto de Oita, um navio do tipo Valemax em junho de 2012.
Os Valemax atracam nos portos de Villanueva (Filipinas), Tubarão e Ponta da Madeira (Brasil), Taranto (Itália), Roterdã (Holanda), Sohar (Omã) e Oita (Japão), e também na Estação de Transferência de Minério em Subic Bay, nas Filipinas, informou a vale.
Segundo a companhia, até o fim de 2013, serão 35 navios com capacidade de 400 mil toneladas disponíveis para transportar minério de ferro – 19 próprios e 16 afretados pela Vale em contratos de longo prazo.
O Valemax é um tipo de navio que reduz as emissões de carbono em 35% por tonelada de minério transportada em relação a um navio de cerca de 200 mil toneladas, resultado de  equipamentos mais modernos que usam menos diesel. Os mineraleiros ajudarão a reduzir o custo de transporte transoceânico de minério de ferro para empresas siderúrgicas.
Em outubro de 2012, o Vale Minas Gerais atracou pela primeira vez no Porto de Villanueva, em Mindanao, nas Filipinas.
Vale Minas Gerais, navio supercargueiro do tipo Valemax, no porto de Villanueva, nas Filipinas (Foto: Divilgação/Agência  Vale)Vale Minas Gerais, navio supercargueiro do tipo Valemax, no porto de Villanueva, nas Filipinas
(Foto: Divulgação/Agência Vale)
A Vale explica que os supercargueiros fazem parte da estratégia da companhia para diminuir a distância entre o Brasil e a Ásia, principal mercado consumidor de minério de ferro. A China não permite a atracação dos grandes navios da Vale e a cumpanhia usa portos próprios e centros de distribuição para levar o minério da China em navios menores.

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