MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 27 de janeiro de 2013

Tarso pede inquérito 'profundo e rápido' sobre tragédia em boate


Governador afirmou que tentar achar culpados é "falta de respeito".
Ele ressaltou o apoio de todos os estados brasileiros na tragédia.

Do G1 RS
Tarso Genro acompanha trabalhos da polícia em Santa Maria (Foto: Guilherme Gomes/Divulgação)Tarso Genro acompanhou trabalhos da polícia em
Santa Maria (Foto: Guilherme Gomes/Divulgação)
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, fez um pronunciamento oficial no final da tarde deste domingo (27)  sobre o incêndio que matou pelo menos 232 pessoas na casa noturna Kiss, de Santa Maria. Sem apontar responsáveis pela tragédia, Tarso pediu um inquérito “profundo e rápido” para que a Justiça possa apontar culpados.
“Tomamos a recomendação para que se faça um inquério profundo, incisivo e rápido, com provas técnicas para que possam ser analisadas e preservadas de maneira eficiente. A partir das causas, a autoridade policial vai apontar os responsáveis. Toda nossa equipe está mobilizada para fazer a apuração”, discursou o governador.

Tarso esteve ainda pela manhã na cidade, onde teve contato com autoridades e famílias dos atingidos. “Fui no local, vi os corpos dos jovens, homens e mulheres. Me reuni com todos os responsáveis que estão fazendo a apuração. Recebi a solidariedade de diversos governadores, Força Aérea e Exército. Toda comunidade está mobilizada para dar apoio aos familiares que estão em sofrimento terrível”, complementou.

Durante a coletiva, Tarso mostrou todo cuidado para não emitir opinião sobre culpados. Ao ser questionado sobre a legalidade para a utilização da casa noturna, disse que o proprietário do estabelecimento iria se pronunciar oficialmente e apresentar todos os documentos, como o alvará. “É natural que haja uma cobrança, por isso que temos que apurar rigorosamente as causas. Falar agora em culpa de alguém é uma falta de respeito ao trabalho que vem sendo feito. O faremos de maneira responsável. Hoje já vai ser ouvido o dono da boate. Ele terá que apresentar todos os documentos necessários”, explicou.

O governador decretou luto oficial de sete dias no estado após o incêndio. Já o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, ampliou o luto para 30 dias no município.

Dilma visita vitimas
Por volta das 14h deste domingo (27), a presidente Dilma Rousseff esteve no Hospital de Caridade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde visitou feridos do incêndio na boate Kiss, que causou, pelo menos, 232 mortes. Após passar pelo hospital, a comitiva presidencial se dirigiu ao ginásio do Centro Desportivo Municipal, onde está ocorrendo o reconhecimento dos corpos das vítimas da tragédia.

Dilma conversou com alguns familiares que aguardam para fazer o reconhecimento dos corpos, mas, muito emocionada, logo deixou o local sem falar com a imprensa.


O incêndio em Santa Maria
Segundo informações repassadas pela polícia, o fogo teria começado por volta das 2h30 na boate Kiss, em Santa Maria, quando o vocalista da banda que se apresentava acendeu um sinalizador. As faíscas atingiram a espuma do isolamento acústico no teto do estabelecimento e as chamas se espalharam. O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência.
A Brigada Militar informou que o número oficial de mortos no incêndio é de 232. Todos os corpos das vítimas foram retirados do local ainda na manhã deste domingo (27). Ao menos outras 48 pessoas estão feridas e recebendo atendimento, segundo a polícia. O número total de pessoas que estavam na boate durante a festa ainda não foi confirmado pelos autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário