MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Tênis para caminhada oferece mais conforto e amortecimento ideal


Pesquisadores da UFMG desenvolveram tecnologia, usada na indústria.
Modelos foram pensados para evitar lesões.

Flávia Cristini Do G1 MG

Tênis especialmente desenvolvido para caminhada, pela UFMG. (Foto: Crômic/Divulgação)Tênis especialmente desenvolvido para caminhada, pela
UFMG. (Foto: Crômic/Divulgação)
Já pensou em ter um tênis para caminhada e outro para corrida? As práticas esportivas têm impacto e movimento diferenciados, daí a necessidade de cuidados específicos, segundo pesquisadores. A diferença foi tratada com tanta seriedade, que uma equipe multidisciplinar de pesquisadores se dedicou por cerca de dois anos a um projeto para traçar e desenvolver a tecnologia ideal do tênis para caminhada.
“A questão da prevenção de lesões é a mais importante, além do conforto. Nenhuma pessoa responde igual à outra, mas um tênis inadequado pode até provocar lesão”, disse Leandro Bicalho, especialista em fisioterapia ortopédica e esportiva. Bicalho é um dos estudiosos envolvidos no projeto. Ele explica que foi preciso pensar no designer e, sobretudo, no amortecimento, que deve ter rigidez menor no caso da caminhada.
O coordenador do projeto, professor Marcos Pinotti, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, explica que o calçado foi baseado na biomimética, explicada por ele como o conjunto de tecnologias inspiradas na natureza. “Foram aproveitadas as características da pata de gato, que tem um amortecimento especial. Isso foi transferido para o calçado”, afirma.

Ainda segundo o professor, o diferencial está na proteção das articulações. Sobre as diferenças entre o tênis de corrida e o de caminhada, Pinotti faz considerações sobre o amortecimento e o desempenho na atividade física. “Além de amortecer o impacto, o tênis para corrida precisa devolver parte da energia, melhorando a performance do corredor”, disse.
  •  
Tênis especialmente desenvolvido para caminhada, pela UFMG (Foto: Crômic/Divulgação)Tênis  desenvolvido para caminhada pela UFMG
(Foto: Crômic/Divulgação)
A tecnologia foi patenteada e hoje pode ser usada por uma indústria do ramo em Nova Serrana. Dos primeiros dois pés, fabricados em 2009, até hoje já foram produzidos mais de 100 mil pares do tênis de caminhada, de acordo com o fabricante, Júnior César Silva. “A ideia foi oferecer um produto com tecnologia e que tivesse preço acessível”, disse. O calçado pode ser encontrado em três modelos em lojas da cooperativa médica da UFMG, com valor entre R$ 90 e R$ 100. No início de 2012, foi lançado também um modelo específico para corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário