MEDIÇÃO DE TERRA

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quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Toyota começa as vendas do Prius no Brasil por R$ 120.830


Modelo foi mostrado no Salão de São Paulo, mas já roda como táxi.
Híbrido, automóvel roda com um motor elétrico e outro a gasolina.

Do G1, em São Paulo
Toyota Prius (Foto: Louise Calandrino/ G1)Toyota Prius foi apresentado no Salão de São Paulo, em outubro de 2012 (Foto: Louise Calandrino/ G1)
A Toyota oficializou nesta quinta-feira (17) o início das vendas no Brasil do modelo híbrido Prius. O modelo chega por R$ 120.830. O modelo que foi lançado mundialmente em 1997 e está em sua terceira geração. O híbrido é importado do Japão e tem 3 anos de garantia. Os primeiros modelos começam a chegar neste mês às lojas, mas como muitas concessionárias vão trabalhar apenas com encomendas, as entregas devem começar em março.
A montadora pretende vender mil unidades do Prius ao ano e tem como foco o público "jovem". O Ford Fusion Hybrid, vendido desde 2010 no Brasil, não chega a ter 5% desse montante e custa R$ 133.900. Segundo a Toyota, cerca de 3,5 milhões de unidades já foram adquiridas por consumidores, principalmente em mercados como Estados Unidos, Europa e Japão.
O Brasil recebe a terceira geração do híbrido, lançada no Japão em 2009, que passou por uma reestilização e foi apresentada no Salão de Tóquio, em dezembro passado. O G1 experimentou o carro no Japão.
O carro é equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico. O motor 1.8 a combustão é movido por gasolina e possui quatro cilindros em linha. Com estrutura muito compacta, este motor se destaca por dispensar a utilização de uma correia auxiliar para mover outros componentes do veículo, como o compressor do ar-condicionado, a bomba de água e a assistência elétrica da direção, que funcionam com a eletricidade gerada pela potência do sistema de baterias, colaborando para a redução do consumo de combustível.
Prius vira táxi em São Paulo (Foto: Divulgação)Prius vira táxi em São Paulo (Foto: Divulgação)
O motor elétrico, por sua vez, possui potência de 650 Volts e é dotado de corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. A potência combinada dos motores é de 138cv.
O híbrido reúne ainda diversas formas de economia de combustível. A tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria autônoma, que alimenta o motor elétrico, com potência máxima de 27 kW. Isso permite que em trechos urbanos com velocidade até 50km/h, em média, apenas o motor elétrico seja acionado, o que significa que nenhuma gota de combustível está sendo utilizada. Para velocidades superiores, os motores elétrico e a gasolina trabalham em conjunto, com média de consumo de combustível de 25 km/l.
Toyota; Prius; Salão de Tóquio; elétrico; novo (Foto: Luciana de Oliveira/ G1)Toyota Prius tem uqatro modos de direção
(Foto: Luciana de Oliveira/ G1)
Modos de direção
Visando a máxima economia de combustível, o Prius permite ao motorista selecionar quatro modos de condução, Normal (usa os dois motores), EV (só usa o motor elétrico), Eco (redução no consumo de combustível entre 8% e 20%) e PWR (resposta de aceleração até 25% superior) para otimizar a dirigibilidade de acordo com as necessidades do momento.
Por dispensar carga externa, ou seja, não ser carregado na tomada, o Prius que chega ao Brasil tem diversas formas de acumular energia. A principal delas são os freios regenerativos que permitem acúmulo de energia a cada frenagem realizada pelo condutor. Quando o veículo desacelera ou o freio é acionado, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética em energia elétrica, carregando tanto a bateria híbrida quanto a bateria regular do Prius. Este sistema é particularmente mais efetivo em tráfego urbano, onde as acelerações e frenagem são mais frequentes.
Números ‘ecológicos’
De acordo com a montadora, a tecnologia Hybrid Synergy Drive empregada no Prius produz aproximadamente 44% menos CO2 em comparação com um veículo convencional da mesma cilindrada. Além disso, 95% do Prius é recuperável, 85% é reciclável e 95% dos componentes da bateria de alta voltagem podem ser reutilizados

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