MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Trinta pontos turísticos do Rio terão informações em código para celulares


Turistas poderão acessar dados por 'QR code' em pedras portuguesas.
Dois pontos do Arpoador foram os primeiros a receber a tecnologia.

Do G1 RJ

Trinta pontos turísticos do Rio vão ganhar uma novidade que mistura tecnologia e tradição. São códigos bidimensionais, feitos em pedra portuguesa. Com o celular apontado para o mosaico na calçada, qualquer um poderá ter informações pela internet sobre o local. Os desenhos, de última geração, ganham forma nas calçadas cariocas, como mostrou o RJTV. A ideia, já presente em monumentos de Portugal, começou a ser aplicada nesta segunda (21) em dois pontos do Arpoador, na Zona Sul.
A tecnologia usada no mosaico é o QR code, um código de barras em duas dimensões que pode ser lido por telefones celulares e tablets.
Gedião se especializou no trabalho artesanal com calceteiros portugueses, que durante um mês deram um curso aqui no Brasil. Ao longo de 30 anos de profissão, participou de obras famosas, como a calçada com as notas musicais de Noel Rosa, em Vila Isabel, na Zona Norte, e agora foi o responsável por lapidar todas as placas.
“Dá muito trabalho? Dá muito trabalho, mas é gratificante. Sou eterno apaixonado da pedra portuguesa”, diz Gedião.
Placas com um mosaico caprichado demoraram sete dias para ficar prontas. Ao longo deste ano, 30 pontos turísticos do Rio vão ganhar estes códigos nas calçadas, com informações detalhadas de cada lugar. Até sexta (25), outra placa será fixada no Mirante do Leblon.
Antes de fazer a leitura do código é importante baixar um aplicativo no celular que é de graça. Basta apontar o aparelho, que copia a gravura e identifica o código. Pela internet, o usuário é direcionado a um site, com informações sobre o lugar.
O turista do Rio Grande do Sul Mario Dolores fez o teste nesta segunda à tarde. E gostou de saber mais sobre uma das praias mais charmosas da cidade. “Deu certo, eu baixei o aplicativo e funcionou. Legal, a gente consegue ver sobre o Arpoador, mais informações, como turista a gente não sabe”, diz o representante comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário