MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de janeiro de 2013

Tucuruvi faz homenagem ao centenário de Mazzaropi

Escola será a sexta a desfilar na segunda noite de carnaval em SP.
Pinturas artísticas e simplicidade são apostas da agremiação em 2013.

Nathália Duarte Do G1 São Paulo

A carreira e até os sonhos de menino do humorista Mazzaropi serão retratados no Anhembi, neste carnaval, pela escola Acadêmicos do Tucuruvi. A agremiação será a sexta a passar pelo sambódromo na segunda noite de desfiles e aposta na simplicidade para surpreender o público.
 (O G1 publica, uma série de reportagens sobre os enredos das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo. A ordem da publicação é a mesma dos desfiles, que acontecem nos dias 8 e 9 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi.)

Para cantar o enredo “Mazzaropi: o adorável caipira. 100 anos de alegria”, a escola vai desfilar com 3,5 mil componentes, divididos em 23 alas. Serão ao todo cinco carros alegóricos, contando a trajetória profissional do humorista.
Mestre Adamastor comanda a bateria com 280 ritmistas. À frente da bateria, a rainha Valéria de Paula promete encantar o Anhembi. O samba da Acadêmicos do Tucuruvi em 2013 será interpretado por Igor Sorriso. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira será formado por Robson e Thaís.
“A expectativa para esse carnaval é a melhor possível. Estamos trabalhando pela segunda vez com um artista de Parintins que promete chamar a atenção neste carnaval. Ele teve espaço para criar e as pinturas artísticas que desenvolveu nos carros e em esculturas são a nossa grande novidade deste ano”, diz o carnavalesco Wagner Santos, que está em seu quarto carnaval pela escola. O artista a que Wagner Santos se refere é Eliandro Tavares, responsável por pinturas na festa do Boi Caprichoso em Parintins, no Amazonas.
Acadêmicos do Tucuruvi ficha técnica (Foto: Arte/G1)
Trajetória de sucesso
A homenagem da Tucuruvi ao Mazzaropi surgiu a partir do centenário do artista, completado em 2012. “É uma pessoa que enriqueceu a cultura brasileira e fez sucesso em tudo o que desenvolveu. Se fôssemos contar cada detalhe de sua vida, não haveria tempo nem espaço. Decidimos então focar nos cinco setores em que ele trabalhou”, conta o carnavalesco.
A escola prevê surpresas já na Comissão de Frente, mas Santos não adianta nenhum detalhe do que se pode esperar do desfile. “Só posso dizer que será emocionante. O nome da comissão de frente é ‘Sai da frente. A alegria vai passar’”, diz.
Os carros da Tucuruvi representarão as cinco áreas de atuação de Mazzaropi: no abre-alas aparece o circo, por onde o artista passou na adolescência; o segundo carro traz o teatro de rua, mambembe; o rádio e sua consagração como artista aparecem no terceiro carro; o programa Rancho Alegre terá o cenário retratado no quarto carro da escola; e a sua trajetória no cinema aparece no último carro.
Entre as alas estarão representadas, segundo Santos, as principais obras de Mazzaropi no cinema. Já os casais de mestre-sala e porta-bandeira irão falar de sonhos que o artista não chegou a realizar, como ser pintor e jogador de futebol.
A Acadêmicos do Tucuruvi foi fundada em fevereiro de 1976. A agremiação nunca conquistou o campeonato no Grupo Especial do carnaval de São Paulo, mas já esteve na segunda posição e espera garantir o primeiro título em 2013.
Acadêmicos do Tucuruvi 02 (Foto: Flávio Moraes/G1)Cenário de programa de TV de Mazzaropi será remontado no Anhembi (Foto: Flávio Moraes/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário