MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

UPE e Huoc lançam programa para tratar da obesidade na adolescência


Hospital e Universidade dão oportunidade a jovens de até 17 anos.
Tratamento traz acompanhamento físico e clínico durante seis meses.

Do G1 PE
A Escola Superior de Educação Física (Esef) da Universidade de Pernambuco (UPE) e a unidade de pesquisa clínica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) abrem inscrições para o programa de Intervenção Multidisciplinar para Tratamento da Obesidade em adolescentes. Serão ofertadas 120 vagas para jovens de até 17 anos, dispostos a realizar um acompanhamento gratuito pelo período de seis meses.
De acordo com Thiago Tenório, um dos educadores físicos que participam do programa, a obesidade é uma doença por si só e abre portas para outros problemas de saúde. “Pode levar a diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras disfunções”, explica.
Um dos pré-requisitos para realizar a inscrição no programa é não apresentar nenhuma restrição médica para a prática regular de exercícios. “A adolescência é uma faixa etária que ainda não está tão comprometida. Grande parte dos adolescentes não está em um nível tão avançado de obesidade. O pré-requisito não vai restringir a abrangência”, observa o educador físico. Esta não é a única condição para a inscrição no programa: os interessados devem ter entre 12 e 17 anos e pesar no máximo 120 quilos.
Thiago Tenório explica ainda que a perda de peso não é o principal objetivo do programa e os adolescentes serão lembrados disso o tempo inteiro. “Eles vêm aqui procurando perda de peso. Uns querem emagrecer 20, 30 quilos. A gente sabe que não é possível essa perda de peso tão drástica em tão pouco tempo. A gente procura colocar na cabeça dos adolescentes que a perda de peso vem como consequência. É um brinde”, avisa. De acordo com o professor, o programa busca principalmente uma melhor qualidade de vida para os jovens, com a regularização do nível de glicose, normalização da pressão e dos níveis de gordura.
É a quarta vez que a parceria entre a UPE e o Huoc realiza este programa, que nasceu de um projeto de pesquisa. O tratamento tem duração de seis meses e, durante o programa, os adolescentes selecionados vão realizar a prática de exercícios físicos três vezes por semana, ter acompanhamento individual de um educador físicio, acompanhamento psicológico em grupo e consulta com nutricionista uma vez por semana, além de acompanhamento clínico com um endocrinologista uma vez por mês.
"Algo muito interessante que a gente observa é a questão multiplicadora. Os adolescentes que participam conseguem transformar o hábito alimentar de toda família e também trazer os amigos para participar do programa", explica a endocrinologista Nair Cristina Almeida.
Quem quiser se inscrever deve agendar uma visita através dos telefones (81) 3183-3379 e (81) 9657-6426, até o dia 31 de janeiro, em horário comercial, onde os jovens vão passar por um processo de análise e triagem. Maiores informações podem ser adquiridas no Laboratório de Hemodinâmica e Metabolismo do Exercício, na Escola Superior de Educação Física (Esef) da UPE, na Rua Arnóbio Marques, 310, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário