MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Vagões centenários do metrô de Buenos Aires podem parar de circular


Substituição de carros históricos por trens chineses deve ocorrer neste mês.
Político gerou polêmica ao dizer que madeira pode ser usada em churrasco.

Do G1, com informações da France Presse

Os vagões centenários que circulam no metrô de Buenos Aires podem ter suas operações suspensas a partir deste mês.
Um dos vagões históricos do metrô de Buenos Aires que correm o risco de deixar de circular (Foto: Alejandro Pagni/AFP Photo)Passageiros em um dos vagões históricos do metrô de Buenos Aires (Foto: Alejandro Pagni/AFP Photo)
No fim de 2012, a prefeitura de Buenos Aires causou polêmica ao anunciar o plano de substituir, em janeiro de 2013, cerca de 90 vagões históricos da linha “A”, a primeira linha de metrô do hemisfério sul.
Esses vagões foram construídos em Bruges, na Bélgica, entre 1911 e 1919 e estão entre os mais antigos que ainda prestam serviço diário no mundo.
Um dos vagões históricos do metrô de Buenos Aires que correm o risco de deixar de circular (Foto: Alejandro Pagni/AFP Photo)Visão interna de um dos vagões da linha A, que podem ser substituídos (Foto: Alejandro Pagni/AFP Photo)
A ideia é substituir parte deles por trens chineses zero quilômetro e a outra parte por trens usados que operavam em outra linha. A prefeitura afirma que a troca vai melhorar a qualidade e a segurança do serviço.
Protesto contra a troca dos vagões históricos do metrô de Buenos Aires, que correm o risco de deixar de circular (Foto: Alejandro Pagni/AFP Photo)Protesto de uma ONG contra a troca dos trens
(Foto: Alejandro Pagni/AFP Photo)
Mas a medida irritou aqueles que defendem a preservação dos vagões. "A única linha do mundo em serviço com vagões de cem anos deve seguir funcionando", disse à France Presse Santiago Pusso, vice-presidente da “Basta de Demolir”, uma ONG que defende o patrimônio, em uma coletiva de imprensa na entrada do metrô.
Pusso afirmou que a ONG vai apresentar um recurso judicial contra a medida.
No fim do último mês, o chefe de gabinete do prefeito, Horacio Rodríguez Larreta, colocou lenha na fogueira ao afirmar, em declarações no rádio no fim do último mês de dezembro, que a madeira dos carros poderia servir para “fazer um churrasco”.
Segundo jornais argentinos, a circulação da linha A será suspensa por cerca de dois meses a partir da primeira quinzena de janeiro, para que seja realizada a substituição dos vagões.
Metrô com vagões históricos de Buenos Aires, que correm o risco de deixar de circular (Foto: Alejandro Pagni/AFP Photo)Guarda espera por passageiros em um dos vagões, cobertos de grafite (Foto: Alejandro Pagni/AFP Photo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário