MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Vistoria aponta falhas na estrutura de teatro tradicional de Pelotas, RS


Theatro Sete de Abril foi a primeira grande casa de espetáculos do estado.
Segundo a prefeitura, local passará por uma reforma com verba do Iphan.

Do G1 RS

O primeiro grande teatro do Rio Grande do Sul passa por uma situação dramática, como mostra reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV (confira no vídeo ao lado). Fechado há cerca de três anos devido a falhas na estrutura, o Theatro Sete de Abril passou por uma vistoria da Secretaria Municipal de Cultura, que apontou problemas como goteiras e infiltração. O local passará por uma reforma, diz a prefeitura.
A má conservação das paredes é resultado dos danos no telhado. Parte da madeira do forro cedeu e o piso também ficou danificado. Até um cogumelo nasceu em pleno palco que ao longo de 180 anos recebeu importantes espetáculos.
Cogumelo nasceu no palco do Theatro Sete de Abril, em Pelotas, RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Até cogumelo nasceu no palco do Theatro Sete de Abril
(Foto: Reprodução/RBS TV)
O Theatro Sete de Abril foi construído entre 1831 e 1834, e é uma das mais antigas casas espetáculos do país. Passou por pelo menos quatro reformas, a última em 2001. Em março, completa três anos de inatividade.
Segundo técnicos da prefeitura, o abandono piora a situação. “Temos o problema da incidência das chuvas bastante fortes no inverno, e as calhas têm de ficar limpas e os tubos de queda, desobstruídos”, explica o arquiteto da Secretaria de Cultura Fábio Caetano.
Parte do piso de madeira cedeu no Theatro Sete de Abril, em Pelotas (Foto: Reprodução/RBS TV)Parte do piso de madeira cedeu (Foto: Reprodução/RBS TV)
A obra será feita com verba do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura. A primeira etapa é a reforma emergencial de toda a cobertura: telhas, madeiras de sustentação e forro. Os recursos chegam a R$ 1,5 milhão.
“O governo já tem os recursos para fazer a todas toda a operação necessária para a recuperação do telhado do teatro”, diz o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário