MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Santa Catarina colhe a pior produção de cebola dos últimos 12 anos


Houve queda de 50 mil toneladas na colheita de cebola em Ituporanga.
Município é um dos maiores produtores da cultura do estado.

Do Globo Rural
Um balanço aponta para queda na safra de cebola produzida em Santa Catarina. Houve redução de cerca de 50 mil toneladas em propriedades do município de Ituporanga. A diminuição também foi registrada em outros municípios do Alto Vale do Itajaí, região responsável por 70% da produção catarinense. Essa é a pior safra dos últimos 12 anos.
O agricultor Antônio Mees, que produz cebolas há 40 anos, calcula que nesta safra terá um prejuízo de pelo menos R$ 80 mil. “Se não fosse pela irrigação, eu teria ficado com um prejuízo muito maior”, diz.
“A safra foi prejudicada principalmente pelas ocorrências de granizo e pelos períodos de seca, afetando principalmente os agricultores que não têm sistema de irrigação ou não tem reserva de água suficiente para a produção”, diz o agrônomo Édio Sgrott.
Durante boa parte do verão, o estado de Santa Catarina abastece todo o país. Sem a cebola padrão no mercado nacional, a solução será recorrer aos produtores da Argentina. A importação da cebola argentina deve ser antecipada. Os produtores com cebola de qualidade para a venda negocia o quilo por R$ 1,50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário