MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sem acordo com os bancos, greve de vigilantes é mantida na Bahia


Categoria participou de reunião na tarde desta quinta-feira (28).
Intenção era conseguir dar fim à paralisação da categoria na Bahia.

Do G1 BA

Terminou sem acordo a audiência realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA), na tarde desta quinta-feira (28), em Salvador. A intenção era tentar dar um fim à paralisação dos vigilantes, que tem afetado o funcionamento de bancos e outros órgãos, como o INSS. A desembargadora, presidente do TRT-BA, Vânia Chaves, mediou o encontro entre trabalhadores e patrões.
De acordo com o advogado Nei Viana, que defende a categoria, o sindicato patronal se mantém "intransigente" por não querer pagar adicional por periculosidade. "O sindicato dos profissionais entende que a lei tem que ser cumprida, que o adicional de periculosidade tem que ser pago, até porque as empresas já pagam o adicional de risco de vida, reconhecendo que a atividade de vigilante é uma atividade de risco", disse.
Desembargadora mediou o encontro entre trabalhadores e patrões (Foto: Imagem/TV Bahia)Desembargadora mediou o encontro entre
trabalhadores e patrões (Foto: Imagem/TV Bahia)
Nei Viana acrescenta que a categoria dos vigilantes pede o pagamento da periculosidade com a compensação dos 18% do risco de vida, o que representaria o complemento de mais 12% no salário dos profissionais. "O sindicato dos profissionais entende que a melhor solução é uma solução negociada. E há notícias inclusive que, em 13 ou 14 estados, já foram feitos acordos para pagar esse adicional de periculosidade", complementa.
A desembargadora Vânia Chaves, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (5ª Região) e que presidiu a audiência, afirma que o próximo passo é o julgamento do caso, se não houver acordo até a ocasião. "Poderá haver homologação ou extinção do processo, mas seguindo uma norma de processo. A conciliação poderia ter sido obtida hoje e o processo encerraria aqui. Uma vez que não houve condições, porque a matéria realmente é uma matéria que demanda um estudo, uma apreciação, o julgamento prosseguirá e, de hoje a oito, estaremos aqui julgando", afirma.
Para o sindicato das empresas, o adicional de periculosidade deve ser referente ao local em que se exerce a atividade e não à função em si. Na posição dos empresários, o pagamento pedido é irregular, mas será obedecido caso a Justiça julgue necessário.
Passeata
O tráfego de veículos no centro de Salvador foi prejudicado na manhã desta quinta-feira por uma passeata realizada por vigilantes.
Segundo a Transalvador, os manifestantes saíram da Avenida Sete em direção ao bairro do Comércio. Por volta das 11h, de acordo com o órgão de trânsito, os trabalhadores seguiam ao destino pelas ruas do centro da cidade.
Entenda o problema
Vigilantes do estado da Bahia paralisaram as atividades na manhã de terça-feira (26), por tempo indeterminado. De acordo com o presidente do Sindivigilantes, José Boaventura, a decisão dos trabalhadores foi tomada porque as empresas estão descumprindo a lei que as obriga a pagar 30% da taxa de periculosidade da profissão.
A mobilização afeta o funcionamento de agências bancárias em toda Bahia. Além dos bancos, a paralisação de vigilantes cancelou a abertura de diversos estabelecimentos na Bahia. A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e alguns dos postos da Previdência Social tiveram que encerrar as atividades.
A apresentação da OSBA estava marcada para acontecer às 20h desta quinta-feira, no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, mas foi adiada devido à greve. A direção do TCA informou através de nota à imprensa que “a presença de seguranças dentro do Teatro é imprescindível para a realização das atividades artísticas”. A unidade irá divulgar uma nova data para a realização deste evento.
Em relação aos postos da Previdência Social em Salvador, unidades localizadas nos bairros do Bonfim, Mercês, Periperi e um dos centros que funcionam em Brotas suspenderam atendimento. Os estabelecimentos instalados no Comércio, Centro Histórico, Itapuã e a outra unidade de Brotas estão funcionando parcialmente, com prioridade para os serviços agendados.
saiba mais
Já as unidades do INSS que funcionam nos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Dias D'ávila, São Sebastião do Passé, Feira de Santana, Itabuna e Itaberaba, o funcionamento é parcial. Em Pojuca e Porto Seguro, o atendimento também está paralisado. Nos demais municípios, o atendimento é normal.
Uefs e Clériston Andrade
A Universidade Estadual de Feira de Santana, a 107 km de Salvador, cancelou as atividades as 15h de terça-feira (26), também em razão da greve dos vigilantes. De acordo com a assessoria de comunicação da universidade, a unidade fica em uma região afastada da cidade e, por isso, precisa do apoio dos vigilantes.
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), também em Feira de Santana, decidiu suspender as visitas até que a paralisação seja encerrada.
Interior
Em Feira de Santana, nenhuma agência abriu na quarta-feira (27) e os clientes tiveram que recorrer aos caixas eletrônicos. Em Itabuna, no sul do estado, a maioria dos bancos não abriu e os vigilantes foram para as portas das agências.
Já em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, nas portas dos bancos haviam cartazes que indicavam a paralisação, mas algumas agências atenderam a população normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário