MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Único hospital psiquiátrico no Sul de SC que atende por SUS deve fechar


Casa de saúde Rio Maina fica em Criciúma e sofre com falta de verbas.
Famílias de internos fizeram manifestação em frente ao estabelecimento.

Janine Limas Do G1 SC, com informações da RBS TV

O único hospital psiquiátrico do Sul de Santa Catarina que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) vai fechar por falta de verbas. O atendimento será suspenso a partir do dia 3 de março. Dezenas de pessoas fizeram uma manifestação em frente a casa de saúde Rio Maina durante a tarde desta quarta-feira (27).
Por causa das dívidas com o custo das internações e manutenção do prédio, o hospital pediu o descredenciamento do SUS, responsável pelo atendimento de 90% dos pacientes. Segundo o administrador do hospital, existe um déficit de mais de R$2 milhões. Segundo a Secretaria de Saúde, o local recebia um valor, chamado Autorização de Internação Hospital (AIH), por paciente do SUS internado, tabelado pelo Ministério da Saúde. Eram repassados R$63 mil por mês, que, segundo a administração do hospital, não era suficiente.
A partir do dia 3 de março, as internações serão suspensas. Os pacientes receberão alta ou serão transferidos para outros hospitais. Em dois meses, a casa deverá fechar. Segundo a Secretaria de Saúde do município, o prazo legal do contrato do hospital com o SUS termina no domingo (3).
Diversas famílias não têm para onde levar os parentes que estão internados. "O meu filho está internado há dois anos. Ele tem um problema mental grave e se a instituição fechar não sei para onde vou levá-lo. Se não for aqui, não tem outro lugar", lamentou a aposentada Marina Alves Martins.
Segundo os administradores, a solução é transformar a instituição privada em pública. "A casa está aqui, mas depende do governo manter aberto", explicou o assessor administrativo Sidinei José Zanellato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário