MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 14 de março de 2013

A obesidade em equinos é um grave problema

A obesidade em equinos é um grave problema que vem sendo estudado pro profissionais da área. Já se sabe que o aumento do colesterol e a resistência insulínica, é uma Síndrome Metabólica Equina.
No aumento de gordura no sangue (hiperlipidemia) os animais mais obesos desenvolvem o aumento triglicérides e colesterol no sangue, levando ao acúmulo de gordura no fígado que não trabalha mais de forma adequada. Há a perca de apetite e consequentemente peso, apresentando fraqueza, tontura e até convulsões. A doença é grave, e pode evoluir para a morte em 40% dos animais afetados.
O diagnóstico da Síndrome Metabólica tem sido frequente. A resistência insulínica em cavalos obesos tem sido fortemente associada à Laminite, inflamação nas estruturas internas do casco, sua forma mais conhecida é a que surge quando o Mangalarga Marchador é submetido a um esforço muito intenso ou após um episódio de cólica ou infecção uterina grave.
Se a inflamação não for contida, o casco se desprende dos ossos, o animal poderá perde-lo e terá que ser sacrificado. A Laminite acontece de forma silenciosa causando pequenas lesões, nos equinos obesos os animais sentirão muita dor e desconforto.
Para se identificar a obesidade é preciso observar os depósitos de gordura do animal sendo eles: a parte superior do pescoço (“crista do pescoço”), a cernelha, o lombo e a base da cauda, atrás da espádua e de sua articulação, o costado e ao redor das saliências dos ossos da garupa. A quantidade de gordura desses locais passará por avaliação da escala que vai de0 a5, aescala de1 a9 tem sido mais utilizada na atualidade. Nessa escala, a nota 1 corresponde ao animal extremamente magro, que não possui depósito de gordura aparente e a musculatura está muito atrofiada, deixando aparentes as saliências ósseas. Já na nota 9, existem depósitos evidentes de gordura localizada.
fonte: Haras MGM
Adaptação: Escola do Cavalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário