MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 31 de março de 2013

A pioneira AGRAL comemora 2 anos




O sonho acalentado há anos foi concretizado em 4 de abril de 2011 com a criação da AGRAL-Academia Grapiúna de Letras, com o objetivo de cultivar língua e literatura brasileiras, preservar a memória cultural nacional, especialmente de Itabuna e região, além de amparar e estimular as manifestações culturais, nas áreas das ciências e das artes.
Na reunião histórica de fundação, que nesta 5ª feira, 4 de abril de 2013, será comemorada, estiveram presentes 11 fundadores, que votaram e aprovaram as propostas de estatutos e regimento interno, escolha da primeira diretoria, deliberação sobre jóia e mensalidades e votação para a escolha dos 40 patronos da academia.
O passo seguinte, mais delongado, representou os registros de estatutos e regulamento, abertura de conta e outras providências de ordem legal, até culminar na posse festiva em 27 de março de 2012.
O Patrono da Academia Grapiúna de Letras é o escritor Jorge Amado, numa homenagem ao maior nome da literatura regional e brasileira, reconhecido mundialmente.
A Academia hoje
Presidida por Ivann Montenegro, que teve o seu mandato prorrogado até novembro deste ano, a Agral tem em sua diretoria os acadêmicos: Vice-Presidente - Vercil Rodrigues; Secretários - Washington Cerqueira e Norma Sampaio; Tesoureiros - Antonio Costa e Jorge Carrilho; Diretores de Relações Públicas - Paulo Lima e Zélia Possidônio; Diretores de eventos - Ramiro Aquino, Eva Lima e Ari Rodrigues, Diretores de arquivo - Sandra Souza e Eglê Machado; Diretores de revista - Fernando Caldas e Cláudio Zumaeta; Diretores de biblioteca - José Carlos Oliveira e Edmundo Dourado.
Patronos
Os patronos das 40 cadeiras da AGRAL, escolhidos por votação secreta, dentre os mais de 100 nomes apresentados, são: Abel Pereira, Adonias Filho, Afrânio Peixoto, Amélia Amado, Amélia Rodrigues, Anísio Teixeira, Ariston Caldas, Clodomir Xavier, Dias Gomes, Djalma Eutímio, Firmino Rocha, Gil Nunesmaia, Gileno Amado, Helena Borborema, Ildásio Tavares, João Mangabeira, Jorge Medauar, José Dantas de Andrade, José Nunes de Aquino, Luiz Gama, Manoel Lins, Manoel Simeão da Silva, Minelvino Francisco da Silva, Orlando Gomes, Pedro Calmon, Plínio de Almeida, Sosígenes Costa, Waly Oliveira Lima e Wilson Lins.
As atividades
Com a posse dos primeiros 27 membros acontecendo em 27 de março de 2012, em solenidade na Loja Maçônica 28 de Julho, a AGRAL completou o seu quadro nas reuniões seguintes, empossando mais 13 acadêmicos, quando os seus encontros passaram a ser realizados na sede do Rotary Sul, gentilmente cedida por sua diretoria. A partir de agosto de 2012 a Sala Zélia Lessa passou a abrigar as reuniões da Academia, que através dos seus associados vem contribuindo para dotar o espaço com os implementos necessários.
Ao longo do seu primeiro ano de existência a AGRAL promoveu ou apoio diversos eventos culturais, como apresentações de teatro, música, poesia, pintura e esteve presente nas solenidades que homenagearam o Patrono Jorge Amado no seu centenário. Um dos pontos altos das atividades foi o concurso literário “Jorge, o Amado filho de Itabuna”, que premiou alunos das escolas da cidade.
Agenda 2013
Além de uma pauta de comemoração dos 2 anos que contará com uma celebração religiosa, apresentação do trecho “O tropeiro” da Rapsódia Grapiúna sob coordenação da acadêmica Zélia Lessa, performances de música e poesia, culminando com um jantar acadêmico, a AGRAL já tem reunião nos próximos dias para definir a Agenda de atividades para este ano.
BLOG ARI RODRIGUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário