MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 21 de março de 2013

Abipecs pede missão veterinária à Ucrânia para resolver embargo


País embargou entrada da carne suína brasileira.
Associação questiona falta de detalhes sobre a decisão.

Da Agência Estado

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, solicitou ao recém-empossado ministro da Agricultura, Antônio Andrade, que seja enviada à Kiev, capital da Ucrânia, com urgência, uma missão veterinária brasileira para resolver o embargo à carne suína. O serviço oficial de controle sanitário ucraniano enviou na quarta-feira (20) um documento à embaixada brasileira no país informando a restrição à entrada do produto nacional.
"O problema é que no documento não temos mais detalhes do que ocorreu. O comunicado informa que foram feitos exames microbiológicos, mas não especificaram o que foi encontrado e se foi encontrado algo", explicou Camargo Neto. Ele comentou que, quando recebeu a notícia do embargo, pensou até que fosse por causa do aditivo ractopamina. "Mesmo assim, seria estranho, porque não produzimos mais com o aditivo e o governo brasileiro já havia enviado as informações reafirmando a retirada do produto nos lotes exportados", declarou. "Estive com o ministro e pedi a urgência do envio de uma missão veterinária, de preferência na semana que vem, para resolver o caso. E o ministro foi bem solícito", acrescentou o executivo.
Em 2012, a Ucrânia passou a Rússia como maior mercado da carne suína brasileira em volume, com participação de 23,85% (138,666 mil toneladas) ante fatia de 21,85% da Rússia (127,070 mil toneladas).
A Rússia, porém, liderou como principal destino, em termos de receita no ano passado, com uma representatividade de 24,56% e receita de US$ 367,123 milhões ante US$ 358,889 milhões da Ucrânia, porcentual de 24,01%. Em 2010 e 2011, a Ucrânia era o terceiro maior mercado da carne suína brasileira, em receita e em volume, mesmo com o embargo imposto pela Rússia em junho de 2011.
Pela movimentação de compras dos dois países, existe a desconfiança no mercado de que a Ucrânia esteja enviando a carne suína brasileira para a Rússia, o que justificaria a manutenção do embargo russo e o avanço da Ucrânia na participação de compras do produto brasileiro. Técnicos do governo estão reunidos na tarde desta quarta no Ministério da Agricultura para tratar do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário