MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 11 de março de 2013

Alemanha tem superávit comercial de € 15,7 bi em janeiro

Agência Estado

As exportações alemãs registraram sua maior alta anual em janeiro desde outubro de 2012 por causa de fortes encomendas de fora da zona do euro, sinalizando que a atividade comercial da maior economia da zona do euro está se recuperando depois de um quarto trimestre desafiador, de acordo com dados do escritório federal de estatísticas publicados nesta segunda-feira.
As exportações saltaram 3,1% em janeiro ante o mesmo mês de 2012, devido em parte às encomendas de países europeus de fora da zona do euro, que aumentaram 5,5%, e de países não europeus, que avançaram 4,5%.
O aumento mensal de 1,4% no total das exportações alemãs em janeiro, a maior alta mensal desde agosto, indica ainda que o ímpeto das exportações pode estar voltando, após um aumento lento de 0,2% em dezembro e uma queda de 2,2% em novembro na comparação mensal. Os dados mensais são ajustados à sazonalidade, assim como aos efeitos de calendário.
"Em poucas palavras, a atividade comercial já recuperou um certo ímpeto em janeiro após o péssimo desempenho registrado no quarto trimestre", afirmou Annalisa Piazza, economista da Newedge.
Os dados continuam a mostrar que a crise econômica da zona do euro está retardando o crescimento das exportações alemãs, tendo em vista que as exportações para a região subiram apenas 0,4%, em comparação com o mesmo mês de 2012.
Importações alemãs foram mais robustas em janeiro, com alta de 3,3% ante o mês anterior, mostraram os dados ajustados, um sinal de que o comércio líquido poderia ser um entrave ao crescimento econômico no primeiro trimestre, acrescentou Piazza. As importações aumentaram 2,9% em relação a janeiro de 2012, principalmente por causa do comércio com países europeus de fora da zona do euro.
O superávit comercial da Alemanha diminuiu para um valor ajustado de 15,7 bilhões de euros (US$ 20,4 bilhões) em janeiro de um valor revisado para cima de 16,9 bilhões de euros em dezembro. O resultado ficou abaixo das previsões dos analistas de um superávit comercial ajustado de 16,1 bilhões de euros em janeiro.
O superávit em conta corrente ficou em 11,3 bilhões de euros em janeiro, superando as expectativas de 10,8 bilhões de euros. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário