MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de março de 2013

Aluna encontra moeda de bronze de de 1799 na Grande Florianópolis


Objeto, segundo professor de história, é da época do Brasil Colônia.
Moeda foi encontrada por ela e levada no projeto 'Calçadores de Histórias'.

Do G1 SC com informações da RBS TV

Uma aluna da escola de São José, na Grande Florianópolis, encontrou uma moeda de 1799, da época do Brasil Colônia. A adolescente levou o objeto a uma aula de história, durante o projeto 'Caçadores de Histórias', e supreendeu professor e colegas.
A proposta do projeto, feito com alunos do Ensino Fundamental, é que cada aluno leve às aulas de história objetos antigos. Fernanda Pereira levou a moeda, que havia encontrado perto de casa, em São José. Segundo ela, a moeda foi achada há cerca de 1,5 ano, por ela e uma amiga, em um terreno perto da casa delas. "Ela estava em pé, com barro até a metade. Aí a gente avistou e foi ver o que era. Na hora a gente não deu muita atenção, mas guardei", comenta ela.
"A Fernanda trouxe para nós uma moeda de 1799, do tempo em que o Brasil ainda era colônia de Portugal. É uma moeda de bronze, com as inscrições 'Dona Maria I', a Maria louca, como é conhecida nas histórias, e sendo assim um objeto bastante antigo", disse o professor de história Fábio Garcia.
Já a adolescente afirma que não tinha noção de que o objeto era tão importante para a história. Através da moeda, os alunos conheceram um pouco mais sobre a história da época e do dinheiro. Segundo o professor, antes o dinheiro no Brasil não era de metal ou de papel, mas o escambo, que utilizava mercadorias como moeda de troca. "Na época, Dona Maria I governava o Brasil e Portugal, tanto que a moeda traz 'Dona Maria I, com a graça de Deus, rainha de Portugal e do Brasil'. Já atrás o símbolo do globo terrestre acompanha a inscrição 'o dinheiro circula pelo mundo inteiro'". Agora, a moeda é um incentivo aos alunos 'caçadores de história' do professor Fábio Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário