MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 1 de março de 2013

Ambulâncias do Samu são priorizadas para casos de dengue no Paraná


Cinco ambulâncias, que estavam paradas, serão disponibilizadas.
13 municípios enfrentam epidemia de dengue no Paraná.

Do G1 PR

Cinco ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estavam paradas em vários municípios do Paraná e que deveriam ser retomadas pelo Ministério da Saúde, foram disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA) para ajudar no transporte de pacientes com dengue ou que estejam com a suspeita da doença. Os veículos poderão ser utilizados em Astorga, Colorado, Mandaguari, Nova Esperança e Paiçandu.
Ainda segundo a SESA, as ambulâncias foram priorizadas em virtude da quantidade de casos da doença registrados na região. "Enquanto nós tivermos o risco e o aumento das notificações, os veículos serão usados", explica o chefe regional de saúde de Maringá Kazumichi Koga.
De acordo o último boletim da SESA, divulgado na segunda-feira (25), mais dois municípios se encontram em situação de epidemia no estado desde o início de 2013, totalizando 13. São João da Caiuá, no noroeste, e Engenheiro Beltrão, na região centro-ocidental – que apresentaram 27 e 65 casos, respectivamente – entraram na lista por ultrapassarem a marca de incidência de 300 casos por 100 mil habitantes.
Paranavaí, São Carlos do Ivaí, Japurá, Peabiru, Fênix, Quinta do Sol, Terra Rica, Primeiro de Maio, Santa Fé, Formosa do Oeste e Tamboara também estão com epidemia da doença. Os casos se concentram nas regiões noroeste e oeste do estado.
Ambulâncias paradas
Mais de 90 municípios do Paraná terão que devolver as ambulâncias doadas pelo governo federal. A devolução foi determinada pelo Ministério da Saúde porque, apesar dos veículos estarem disponíveis, as prefeituras não implantaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em alguns casos as ambulâncias estão paradas em garagens e estacionamentos há dois anos.
A resposta para a não implantação das ambulâncias está na administração municipal. As ambulâncias são doadas pelo governo federal e devem atender regiões, porém, os prefeitos do Paraná não chegaram a um acordo sobre a manutenção do Samu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário