MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de março de 2013

Após 6 meses, nova classificação por estrelas tem só 33 hotéis cadastrados


Adesão é voluntária; meta do governo era chegar a cem no período.
Desconhecimento pelas empresas e burocracia são citados como entraves.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

Seis meses depois de seu lançamento pelo governo federal, o novo sistema oficial de classificação dos hotéis brasileiros por estrelas (SBClass) tem apenas 33 meios de hospedagem cadastrados em todo o país.
O número é bem inferior ao esperado -- o Ministério do Turismo queria ter chegado a pelo menos cem cadastros nesses meses iniciais -- e aos mais de 6.200 estabelecimentos existentes no Brasil.
Placas do SBClass, o novo sistema de classificação de hotéis do Ministério do Turismo (Foto: Divulgação/Ministério do Turismo)Placas que os hotéis certificados recebem do Ministério do Turismo (Foto: Paulino Menezes/MTur)
Discutido desde 2008, o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem foi lançado oficialmente no dia 25 de setembro do ano passado.
A adesão é voluntária: o estabelecimento interessado precisa preencher uma ficha pela internet, pagar uma taxa (que varia de R$ 838,64 a R$ 5.031,34) e marcar a visita de um avaliador do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que avalia se o local tem os itens necessários para cada categoria.
Muitos meios de hospedagem não querem usar a classificação por estrelas porque ela transmite um posicionamento de mercado"
ÍTALO MENDES, diretor do Ministério do Turismo
Atrasos no processo de implantação e divulgação do sistema decorrentes da burocracia dentro do governo e a falta de interesse de alguns hotéis (principalmente os de rede) em receber esse tipo de classificação são apontados por entidades da hotelaria e pelo próprio ministério como possíveis responsáveis pela baixa adesão.
“Os números são tímidos se a gente comparar com o que o ministério espera”, afirma Ítalo Mendes, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico da pasta. Segundo ele, a meta interna é chegar até a Copa do Mundo com ao menos 500 hotéis classificados.
Para Mendes, parte do problema se deve ao atraso na comunicação com o público. “Planejamos uma campanha para divulgar o sistema via TV paga, em meios impressos, nos aeroportos. Queríamos que ela fosse veiculada no fim de 2012, mas só no mês passado ela foi ao ar, já que houve encerramento de contratos com agências e novas licitações”, afirmou.
O fato de a classificação ser opcional é outro fator que, segundo o ministério, dificulta atingir a meta inicial. “Muitos meios de hospedagem não querem usar a classificação por estrelas, o que é perfeitamente compreensível, porque as estrelas transmitem um posicionamento de mercado. Para alguns isso interessa, para outros, não”, afirma Mendes.
O estabelecimento que não quiser se cadastrar, no entanto, não pode usar o símbolo de estrelas, sob pena de receber sanções previstas na lei (notificação, multas de R$ 350 a R$ 1 milhão e até perda do registro). A proibição já vale, mas o governo vai passar a aplicá-la apenas a partir do segundo semestre.
O Ministério do Turismo começou neste mês a fazer uma pesquisa por telefone que vai ouvir representantes de 800 empresas de hospedagem do país. A ideia é entender as dificuldades que os empresários podem ter em relação ao cadastro.
Dos 33 estabelecimentos que aderiram ao sistema, a maioria se enquadra nas categorias quatro ou cinco estrelas – atingir os que se ajustam aos critérios de uma ou duas estrelas é uma dificuldade extra. Há também cerca de 80 que estão com o processo aberto, em diferentes fases. Segundo Mendes, o processo todo de cadastro costuma durar de dez a 30 dias.
Desconfiança
Na opinião de Enrico Fermi Torquato, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), o SBClass ainda é desconhecido por muitos estabelecimentos. Ele afirma que a associação está ajudando o ministério a divulgar o novo programa, principalmente nas cidades que serão sede da Copa das Confederações neste ano.
A adesão é voluntária, mas o estabelecimento que não quiser se cadastrar não pode mais usar o símbolo de estrelas.
Fermi Torquato também admite que a novidade despertou desconfiança de alguns empresários, principalmente em cidades com a rede hoteleira mais antiga, como Recife e Rio. O medo era de serem “rebaixados” em relação às estrelas que eles declaram há anos, aleatoriamente ou baseados nos sistemas antigos de classificação. “Houve algumas divergências no início, mas esses hotéis viram que o melhor é se adequar à nova realidade para conseguirem permanecer com as estrelas que tinham”, afirma.
Para ele, deve haver uma mudança cultural das empresas hoteleiras do país. “A grande maioria é hotel independente, que precisa das estrelas para concorrer com os hotéis de rede, que já têm classificação própria”, diz.
As redes internacionais de hotéis que atuam no país estão divididas em relação à nova classificação. Algumas acreditam que não vale a pena participar, já que têm padrões amplamente conhecidos pelo público. Outras decidiram se cadastrar.
A falta de uma classificação clara gera muitas dúvidas nas pessoas que viajam"
THIERRY GUILLOT, diretor geral do Grand Hyatt São Paulo
Com 78 unidades no Brasil, a multinacional Atlantica Hotels decidiu, após uma análise do SBClass, não aderir a ele e continuar com sua classificação interna, que divide os hotéis em "econômico", "intermediário", "superior" e "luxo". “Temos bandeiras internacionais que já são bem conhecidas. Faz 15 anos que estamos no Brasil e nos comunicamos com o cliente dessa forma”, afirma Annie Morrissey, vice-presidente de vendas e marketing da rede.
Já a rede Hyatt optou por classificar o seu hotel no país, o Grand Hyatt São Paulo, como  cinco-estrelas. Seu diretor geral, Thierry Guillot, diz que fez questão de que o estabelecimento fosse um dos primeiros a aderir.
“A falta de uma classificação clara gera muitas dúvidas nas pessoas que viajam. Iniciativas que levem mais informações ao viajante brasileiro ou internacional ajudam não só o hotel, mas o mercado e o país inteiro”, afirma.
Carpete no quarto
No passado, o Brasil teve modelos anteriores de classificação hoteleira, controlados pelo governo ou pela iniciativa privada. Desde a década de 1990, o modelo vigente ficou desatualizado e perdeu a credibilidade.
“Pela matriz anterior, hotel cinco-estrelas tinha que ter carpete no quarto. Isso faz sentido para um hotel do sul do país, mas não do Nordeste. A nova matriz dá relevância aos serviços, e não ao acabamento do hotel”, aponta Fermi Torquato, da ABIH.
Quarto Romance Premium, do Hotel grand hyatt (Foto: Divulgação/Grand Hyatt)Quarto do hotel Grand Hyatt São Paulo, que recebeu a classificação de cinco-estrelas (Foto: Divulgação/Grand Hyatt)
O SBClass começou a ser discutido em 2008 entre governo, especialistas e representantes da indústria, com base em modelos de 24 países e na realidade da hotelaria nacional.
Pelo novo sistema, os requisitos obrigatórios variam não só de acordo com a quantidade de estrelas que se quer receber, mas também com o tipo de meio de hospedagem. Há critérios (e preços) diferentes para as categorias hotel, resort, flat, cama e café, pousada, hotel fazenda e hotel histórico.
Os hotéis cadastrados recebem uma placa oficial com o número de estrelas. O registro tem duração de três anos.
Neste mês, foi instalado também um comitê técnico responsável por tomar decisões em casos excepcionais e por decidir sobre mudanças no sistema. O comitê tem representantes do governo e do setor privado.
Confira na tabela abaixo exemplos de critérios obrigatórios em cada categoria, divididos por tipo de hospedagem. As informações completas estão no site do SBClass.
                                          Conheça três requisitos exigidos em cada categoria
Categoria

1 estrela
2 estrelas
3 estrelas
4 estrelas
5 estrelas
Hotel
Troca de roupas de cama uma vez/semana
Serviço de café da manhã
Recepção aberta por 12h e acessível por telefone durante 24h
Pagamento com cartão de crédito ou de débito
Sala de estar com televisão
Troca de roupas de cama duas vezes/semana
TV com canais por assinatura em 100% dos quartos
Climatização  em todos os quartos
Restaurante

Área de estacionamento com serviço de manobrista
Secador de cabelo à disposição sob pedido
Acesso à internet nas áreas sociais e nos quartos
Serviço de concierge
Roupão e chinelo em todos os quartos
Camas com dimensões superiores ao padrão nacional
Resort
Não existe a categoria
Não existe a categoria
Não existe a categoria
Dois tipos de piscina, no mínimo
Dois Restaurantes, no mínimo, com cardápios diferentes
Programas recreativos próprios
Espaço para apresentações (teatro, música etc.)
Três Restaurantes, no mínimo, com cardápios diferentes
Serviços de massagens
Pousada
Troca de roupas de cama e banho em dias alternados
Serviço de café da manhã
Recepção aberta por 12h e acessível por telefone durante 24h
Pagamento com cartão de crédito ou de débito
Área de estacionamento
Medidas  para geração de trabalho e renda para a comunidade local
Minirrefrigerador em todos os quartos
Restaurante
Climatização em todos os quartos
Café da manhã no quarto
Salão de jogos
Facilidades para bebês
Piscina
Café da manhã, almoço e jantar
Instalações para recreação de crianças
Hotel Fazenda
Culturas diversas (pomar, flores)
Instalações para criação de animais (piscicultura, avicultura)
Estacionamento
Restaurante
Pagamento com cartão de crédito e débito
Troca de roupas de cama e banho em dias alternados
Café da manhã, almoço e jantar
Climatização nos quartos
Facilidades para bebês
Room service por ao menos 12 horas
Piscina
Acesso à internet nas áreas sociais
Serviço à la carte no restaurante
Instalações para recreação de crianças
Trilhas demarcadas (para caminhada, observação de pássaros etc.)
Cama e café
Café da manhã básico
Troca de roupas de cama e banho a cada três dias
Serviço para guarda dos valores dos hóspedes
Programa de treinamento para empregados
Anfitrião  acessível por telefone durante 24h
Café da manhã básico + 1 item opcional

Sala de estar com televisão
Climatização nos quartos
Café da manhã básico +01 suco + 3 itens opcionais
Serviço de lavanderia
TV em todos os quartos
Acesso à internet nas áreas sociais
Não existe a categoria
Hotel histórico
Não existe a categoria


Não existe a categoria
3 amenidades, no mínimo, em todos os quartos
Climatização nos quartos
Room service no período de 12 horas
Café da manhã, almoço e jantar
Acesso à internet em todos os quartos
Facilidades para bebês
Roupão e chinelo em todos os quartos
8 amenidades, no mínimo, em cada quarto
Cama com dimensões superiores ao padrão nacional
Flat/Apart hotel
Não existe a categoria
Não existe a categoria
Minirrefrigerador em todos os quartos
TV com canal por assinatura em todos os quartos
Serviço de lavanderia
Secador de cabelo em todos os quartos
Sala de reuniões com equipamentos
Sala de ginástica/musculação
Sauna e piscina
Eletrodomésticos básicos para a cozinha
Serviço à la carte no restaurante
 

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