MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de março de 2013

Após noite de protestos, estudantes preparam novo ato para esta terça


Centenas bloquearam a Ipiranga contra o aumento da passagem de ônibus na Capital

Manifestantes se confrontaram com a Brigada Militar em frente à PUCRS. Veja mais fotos
Crédito: Mauro Schaefer
O protesto com centenas de manifestantes em frente à PUCRS, contra o aumento do valor da tarifa da passagem de ônibus em Porto Alegre, terminou por volta das 22h desta segunda-feira. Os manifestantes chegaram a bloquear a avenida Ipirang e entrar em confronto com a Brigada Militar para manter o fluxo de veículos fechado. O reajuste elevou o bilhete no transporte coletivo para R$ 3,05. Nesta terça, às 17h30min, um novo protesto deve ocorrer no Largo Glênio Peres, em frente à prefeitura.

A confusão ganhou contornos de confronto quando um motociclista tentou furar o bloqueio e foi derrubado no chão, de acordo com informações da Rádio Guaíba. Tentando conter o grupo, a Brigada Militar chegou a usar gás lacrimogênio. Os primeiros 50 policiais no local entraram em contato corporal com a multidão, na tentativa de abrir espaço em meio à briga e empurra, empurra. O Pelotão de Operações Especiais foi chamado como reforço para manter a segurança.

O portão principal da PUCRS foi fechado em meio à confusão, sendo reaberto após as 22h30min. Estudantes precisavam usar saídas alternativas para deixar o local. Parte dos manifestantes ainda saiu em caminhada e pretendiam bloquear o cruzamento com a Cristiano Fischer, mas foram impedidos pela BM. Um dos bordões mais utilizados era: “Ô motorista, ô cobrador... diz aí se teu salário aumentou".

Manifestantes também bloquearam a avenida Bento Gonçalves em frente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). No local, duas faixas eram fechadas regularmente, com as demais sendo ocupadas pela multidão em intervalos. As duas manifestações foram coordenadas pelas redes sociais.

Com a união das duas frentes, a lentidão na Ipiranga chegou a quase 10 quilômetros, no sentido Centro-bairro. Com gritos de ordem, os estudantes, por algumas vezes, fizeram corpo a corpo com polícia e jogaram tinta vermelha nos agentes. Em contraponto, a BM reforçou o contigente para evitar a interdição da terceira pista, lançou pelo menos uma bomba de gás lacrimogêneo e reagiu com cassetetes.


Protesto deixou trânsito complicado em toda a região | Foto: Mauro Schaefer

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário