MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 19 de março de 2013

Aracaju é a primeira cidade do país a criar ‘Grupo da Saúde do Homem’


‘Educar o homem para cuidar da saúde é um desafio’, diz técnica do MS.
Projeto faz parte do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem (PSAIH).

Do G1 SE
Comente agora
A Secretaria da Saúde de Aracaju lançou o Projeto Grupo Condutor da Saúde do Homem, que integra o Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem (PSAIH). A capital sergipana é a primeira cidade do país a criar o projeto, que segundo a técnica do Ministério da Saúde, Clesimary Molina, é um dos grandes desafios dos profissionais de saúde.
“Educar o homem para cuidar da saúde é um desafio grande, pois existem dois tipos de barreiras que são os aspectos socioculturais: o preconceito de que homem cuidadoso não é viril e o próprio medo que os homens sentem de ter adquirido doenças”, disse a técnica.
O secretário-adjunto da Saúde, Petrônio Gomes, explicou que grupo condutor visa o debate e planejamento de ações que possam beneficiar o público masculino através de reuniões constantes dos técnicos do PSAIH com profissionais da saúde do município num observatório, onde serão reforçados temas como acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade, cuidado e prevenção de violências e acidentes.
“Vamos buscar e planejar formas de levar mais saúde e prevenção a este público que hoje frequenta muito pouco as unidades de saúde e, infelizmente, continua sendo atingido por doenças graves que para preservar a vida precisam ser prevenidas e diagnosticadas cedo, como é o caso do câncer e até mesmo doenças cardiovasculares e DSTs como o HIV/Aids”, afirmou.
Fabrício Almeida, coordenador do PSAIH, acrescentou que a expectativa do projeto é nos próximos meses conduzir a construção da Política de Saúde do Homem em Aracaju. “Vamos atuar junto a profissionais de 24 Unidades de Saúde da Família. Em conjunto com essas pessoas vamos construir e pensar ações para que a saúde do homem possa ter mais amplitude e os homens possam aumentar o cuidado com sigo e o cuidado do outro também”, disse.
Ele informou ainda que temas como os malefícios de vícios como alcoolismo, tabagismo sedentarismo e os benefícios de alimentação saudável, acesso a exames de rotina e a participação do homem nos exames pré-natal da mulher serão pontos importantes trabalhados pelo projeto.
*Com informações da SMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário