MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de março de 2013

Área de algodão poderá ser menor que o esperado em Mato Grosso


Queda de 4% será acrescentada aos 35% previsto inicialmente pelo Imea.
A previsão é que a pluma ocupe 464,8 mil hectares no estado.

Vivian Lessa Do G1 MT

Algodão em cidades de Mato Grosso. (Foto: Secom/MT) Alguns produtores suspenderam plantio de algodão devido
o excesso de chuva (Foto: Secom/MT)
A área plantada com algodão em Mato Grosso terá uma queda de 4%, além da redução prevista inicialmente para a safra 12/13. Era esperado uma diminuição de 35,7% na área se comparada a temporada anterior. Mas o atraso no plantio da pluma, devido o excesso de chuva, obrigou alguns produtores a suspenderem o plantio em certas regiões do estado.
O último levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado nesta sexta-feira (1) apontou que o plantio do algodão se estendeu por 445,7 mil hectares, sendo 95,9% da área esperada, de 464,8 mil hectares.
A analista do Imea, Elisa Gomes, explica que devido ao excesso de chuva  os produtores perderam a janela ideal para o plantio do algodão, marcado para até o dia 15 de fevereiro. Esta situação fez também com que alguns produtores de algodão optassem para o cultivo do milho neste ciclo.
Conforme o Imea, o plantio da pluma foi concluído nas regiões Noroeste e Nordeste do estado. No entanto, no Oeste a indicação é de que  o cultivo chegou a 99%, enquanto que Sudeste foi de 97% e no Médio-norte, a 96% da área.  O Centro-sul mato-grossense teve o pior desempenho, finalizando apenas 83% da área destinada para o algodão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário