MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de março de 2013

Argentina: ameaça de bomba contra órgãos de direitos humanos

Agência AFP

Duas ameaças de bomba ocorreram nesta segunda-feira, 4, em Buenos Aires, contra organismos de defesa dos direitos humanos que acompanham os julgamentos dos repressores da última ditadura militar (1976/83) na Argentina, informou uma fonte oficial.
"As ameaças, realizadas em nome do autodenominado 'Comando Patriótico', exigiam o fim do julgamento dos genocidas", explicou o subsecretário Luis Alén, da secretaria de Direitos Humanos da Nação, que recebeu a advertência por telefone.
A outra ameaça foi realizada à antiga ESMA (Escola de Mecânica da Armada), um dos mais importantes centros clandestinos de detenção do regime militar e onde hoje se realizam atividades humanitárias e culturais. O prédio da ESMA chegou a ser desocupado.
As advertências acontecem na véspera do início do primeiro julgamento do Plano Condor, que coordenou a repressão das ditaduras sul-americanas.
A partir desta terça-feira, o ex-ditador argentino Jorge Videla e outros líderes do regime militar serão julgados por sua participação no 'Plano Condor', que coordenou a repressão das ditaduras de Brasil, Chile, Bolívia, Uruguai, Peru, Paraguai e Argentina nos anos 70 e 80.
"Entre os 25 imputados pelo Plano Condor estão Jorge Videla, Reynaldo Bignone e Luciano Benjamín Menéndez', segundo o site do Centro de Informação Judicial (CIJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário