MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de março de 2013

Artesanato é destaque em mostra aberta na Casa de Nhozinho


Bolsas e bijuterias feitos de fibra de buriti são destaque na exposição.
Mostra faz parte das ações desenvolvidas pelo Promoart.

Do G1 MA

 Peças expostas na mostra “Fibras e tramas de Barreirinhas”. (Foto: Geraldo Furtado) Peças expostas na mostra “Fibras e tramas de
Barreirinhas”. (Foto: Geraldo Furtado)
Inaugurada na noite de quinta-feira (28) a exposição “Fibras e tramas de Barreirinhas”, na Galeria do Cofo-Casa de Nhozinho, Praia Grande, em São Luís. A mostra faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart). O público pode visitar a mostra de terça a sábado, das 9h às 18h.

Na exposição, o público pode conferir bolsas de diferentes tamanhos e modelos, chinelos, chapéus, adornos de cabeça, bijuterias e artigos de uso doméstico, como centros de mesa, aparador de panelas, jogos americanos, entre outros, sob uma imensa cartela de cores.  O evento é uma realização da Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ministério da Cultura e com parceria institucional da Vale.

O município de Barreirinhas tem como principal produto do extrativismo vegetal o buriti. Dele, é extraído o palmito, linho para produção artesanal, a palha para cobrir as casas, a polpa do fruto para o fabrico de iguarias. São várias gerações de mulheres que produzem com o “linho” obtido da fibra desta palmeira, um variado repertório de peças que representam a história, o sustento e a identidade de inúmeras comunidades daquela região.

É o caso da Cooperativa dos Artesãos dos Lençóis Maranhenses (ArteCoop), que reúne 19 mulheres que produzem e vendem a arte com buriti numa loja da cidade de Barreirinhas e, além disso, fornecem para feiras, lojas maranhenses e outros comerciantes.

Para a artesã, Rosemary Batista Menezes, a exposição é mais uma oportunidade de divulgar e vender os produtos ampliando a renda das cooperadas. “Essa é nossa principal renda e com apoio do Sebrae conseguimos qualificação e avançamos na organização do grupo para agregarmos valor ao que produzimos”, ressaltou.
Criações que estão à mostra na Casa de Nhozinho, na Praia Grande. (Foto: Geraldo Furtado)Criações que estão à mostra na Casa de Nhozinho, na Praia Grande. (Foto: Geraldo Furtado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário