MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 2 de março de 2013

Artesão de Cacoal, RO, transforma cimento em peças decorativas


Joel Souza aprendeu a técnica ao observar colegas de trabalho.
Paciência é fundamental para produzir peças de qualidade, diz artesão.

Magda Oliveira Do G1 RO

Joel Souza produz monta um vaso decorativo (Foto: Magda Oliveira/G1)Joel Souza produz monta um vaso decorativo (Foto: Magda Oliveira/G1)
O quintal da casa do artesão Joel Aparecido Souza, de 39 anos, se transformou em fábrica de vasos ornamentais e decoração para jardins. O cimento, principal matéria-prima utilizada para a confecção das peças, com paciência vai se transformando em vasos para plantas e delicadas peças decorativas. Há 11 anos Souza tira da fabricação dos vasos o sustento da família. A comercialização do produto acontece na residência dele, no Bairro Teixeirão, em Cacoal (RO).
O artesão aprendeu a profissão por curiosidade, observando alguns amigos que produziam vasos em Cuiabá (MT). “Eu trabalhava em uma empresa que fazia jardinagem, mas quando chovia não tinha como trabalhar, então para não ficar parado eu visitava o setor de fabricação de vasos, e foi dessa forma que aprendi, apenas observando, ninguém nunca parou para me ensinar”, conta.
Para aprontar os produtos o artesão precisa de, pelo menos, 10 dias para criar um objeto. A parte mais complicada é o acabamento na peça. “O cimento é um produto rústico. Os vasos sempre apresentam algum defeito nos cantos, e os acabamentos servem para que essas imperfeições sejam reparadas. São os pequenos detalhes que dão qualidade ao produto”, destaca o artesão.
Artesão produz peças decorativas feitas com cimento (Foto: Magda Oliveira/G1)Artesão produz peças decorativas feitas com cimento (Foto: Magda Oliveira/G1)
Para dar forma às peças decorativas, Souza utiliza formas de fibra, também fabricadas pelo próprio artesão. A comercialização das peças varia de R$ 15 a R$ 100. Mensalmente são vendidos de 15 a 20 vasos. A procura por decoração para jardins ainda é tímida, segundo o artesão.
Como as peças produzidas com cimento pesam muito, o artesão utiliza um carrinho de mão para realizar o transporte. Joel disse que as peças para decoração de jardins, por serem menores, são mais leves, pesam de oito a dez quilos, já os vasos variam de 15 a 50 quilos.
Além de Cacoal, os produtos decorados do artesão também são vendidos para os municípios de Nova Brasilândia, São Francisco do Guaporé e Alta Floresta do Oeste, em Rondônia.

7 comentários:

  1. sou de rondonia e me interessei , como Faso para me contactar com este homem ?

    ResponderExcluir
  2. Ola boa tarde Souza, por gentlieza me mande um telefone que eu possa falar contigo, adorei seus passaros.

    Atenciosamente,

    Afonso

    afonso_300@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. meu filho de 4anos adora passaros e gostei muito do seu trabalho me mande mais novidades
    marilenemenezes13@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostaria saber onde comprar formas para confecção dos animais

    ResponderExcluir
  5. Gostaria saber onde comprar formas para confecção dos animais

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber onde comprar formas para confecção de animais

    ResponderExcluir
  7. De onde vc e chama PV 11981200539
    Claudio

    ResponderExcluir