MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de março de 2013

Aviões experimentais construídos em SC voam até os EUA para feira


Viagem até Flórida serão de 8 mil quilômetros e terá oito escalas.
Empresários comparam desempenho de nave a carro da marca Ferrari.

Do G1 SC com informações da RBS TV

Dois exemplares do modelo Wega 180, primeiro avião experimental construído em Palhoça, decolam no próximo domingo (31) em direção aos Estados Unidos, para participar de uma feira de aviação. A viagem até a Florida terá cerca de 8 mil quilômetros de voo e oito escalas.
O idealizador do projeto, o mecânico e técnico em robótica, Jocelito Wildner, explica: "eu tenho uma visão um pouco diferenciada de aerodinâmica, e juntei vários fatores da aerodinâmica para ter o desempenho esperado. O avião faz 350 km/h, o acabamento é um dos melhores do mundo. Pode ser comparado com um carro esporte, como Ferrari".
O avião também foi testado pelo presidente da Fiesc, Glauco José Corte. "O avião tem estabilidade, conforto, segurança. Estamos animados com as perspectivas nesta área, para dar um novo impulso ao desenvolvimento do estado", comenta.
Cesar Olsen, presidente do Comitê da FIESC para o Desenvolvimento da Indústria Aeronáutica, também aprova o projeto. "Inovação é fazer aquilo que ninguém fez. Apesar dos componentes importados, o projeto é 'made in Palhoça'. A feira nos Estados Unidos será uma vitrine para mostramos o que se faz aqui em Santa Catarina e, principalmente, do potencial que o estado tem para atrair investidores", explica o empresário.
As naves serão expostas na Sun & Fun, considerada a segunda maior feira da aviação do mundo em tamanho e a mais expressiva em termos de negócios. Confira o roteiro previsto:

1º dia:
São José (SC) - Três Lagoas (MG)
Três Lagoas - Sinop (MT)
Sinop - Manaus (AM) ou Alta Floresta (MT)
2º dia:
Alta Floresta/Manaus - Boa Vista (RR)
Boa Vista (RR) - Georgetown (Guianas)
Georgetown - Granada
3º dia:
Granada - Saint Marteen
Saint Marteen - Providenciales, Bahamas
Providenciales - Fort Pearce (EUA)
Fort Pearce (EUA) - Lakeland (EUA).
Total: cerca de 8 mil km (4.200 milhas náuticas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário