MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de março de 2013

Cabeleireira surda se qualifica e abre o próprio salão de beleza, em Cacoal


Letícia fez curso profissionalizante e tem ajuda de uma intérprete.
Em Cacoal há mais de 14 mil vagas em cursos do Pronatec.

Magda Oliveira Do G1 RO

Letícia, direita, é surda e conta com ajuda da sócia para entender os clientes (Foto: Magda Oliveira/G1)Letícia, direita, é surda e conta com ajuda da sócia para entender os clientes (Foto: Magda Oliveira/G1)
Em busca de uma colocação no mercado de trabalho ou mesmo de um negócio próprio, profissionais de Cacoal (RO) investem tempo e dedicação em cursos profissionalizantes. No salão da cabeleireira Letícia de Oliveira, 27 anos, sua sócia Izes de Paula, 19 anos, é fundamental. Letícia é surda e é Izes quem recepciona os clientes e traduz para Letícia, através da linguagem de sinais, o que os clientes desejam. Ambas participaram de cursos profissionalizantes antes de abrirem o salão de beleza, no centro de Cacoal.
“Quando procurei o Senac [Serviço de Aprendizagem Comercial] em 2011, era uma época ruim de trabalho, não sabia muito bem o que estava procurando, peguei um folder dos cursos e me identifiquei com o da área da beleza”, conta Letícia, através de Izes.
As sócias abriram o salão há pouco mais de quatro meses, mas já realizavam atendimentos domiciliar. No salão dizem que já conquistaram clientela fixa. “Através da qualificação, aprendemos que as mulheres não querem apenas se arrumar, mas se sentir bem. Eu nunca havia pensado na importância da parte teórica na vida de uma profissional da beleza, e o curso nos deu esse norte”, destacou Izes.
Mulheres participam de curso de corte e costura (Foto: Magda Oliveira/G1)Mulheres participam de curso de corte e costura (Foto: Magda Oliveira/G1)
Luciana da Costa Silva, 22 anos, também fez um curso profissionalizante. Ela trabalhava como empregada doméstica, mas queria mudar de ramo; e então resolveu fazer um curso de corte e costura. “Antes de participar do curso de vestuário eu tinha apenas uma noção de costura, após fazer o curso e obter um certificado, consegui meu primeiro emprego com carteira assinada. Recomendo a todas as pessoas que eu conheço a procurarem qualificação profissional”.
A gerente de vendas Marli Boeck afirma que durante a seleção de contratação de profissionais valoriza muito pessoas que apresentam em seus currículos cursos de qualificação. “Observamos os currículos antes de efetivar a contratação, pois valorizamos a qualificação profissional dos novos contratados. Os funcionários que já trabalham conosco são dispensados para participar de cursos. Queremos profissionais renovados, de mente aberta e que acompanham as mudanças”, afirma Marli.
Vagas para o Pronatec
Para este ano, o Senai e o Senac estão oferecendo gratuitamente 14.462 vagas entre cursos técnicos e de qualificação profissional para o polo de Cacoal.
Segundo a supervisora pedagógica do Senai, Arleide Moreira, os cursos estão sendo oferecidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do governo federal.
Arleide  afirma que praticamente todos os alunos que concluem os cursos no Senai têm vaga de emprego garantida. “A probabilidade de conseguir emprego após a conclusão do curso é muito grande, tendo em vista que a qualificação profissional está sendo muito exigida no mercado de trabalho. Quem tem qualificação com certeza sairá na frente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário