MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 31 de março de 2013

Campanha sensibiliza população quanto a prevenção da sífilis


A mobilização será realizada nesta segunda-feira (1º), às 8h30.
A sífilis é uma doença infecciosa causada por uma bactéria.

Do G1 RR
Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2012, foram registrados 57 casos de sífilis em adultos, 58 casos em gestantes e 40 casos de sífilis congênita, além de 83 casos de Aids. Diante disso, a Prefeitura Municipal de Boa Vista inicia nesta segunda-feira (1º), a campanha de mobilização para prevenção e testagem da sífilis e HIV.
A campanha começará às 8h30, em frente à Assembleia Legislativa, no Centro. Além disso será realizada uma blitz educativa, com distribuição de panfletos contendo informações sobre a transmissão, sintomas e prevenção da doença. A ideia é orientar a população sobre a prevenção da sífilis e sensibilizar as pessoas sobre os riscos de transmissão da doença.
A movimentação seguirá até sexta-feira (5), serão realizadas palestras educativas, distribuição de preservativos e teste rápido para diagnóstico da sífilis e do HIV em 28 Unidades Básicas de Saúde. “Durante a semana, vamos intensificar o trabalho de prevenção nas unidades básicas de saúde, alertando as pessoas sobre a sífilis”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcelo de Lima Lopes.
O coordenador do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Sandro Fernandes, destacou que a oferta do teste rápido é uma forma de diagnosticar as doenças, encaminhando os pacientes para o tratamento adequado. “É fundamental que as pessoas façam o teste rápido. O diagnóstico permite que o paciente inicie seu tratamento, mantendo os cuidados necessários para que consiga viver com qualidade”, disse.
Doença
A sífilis é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, que assim como o HIV, pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante a relação sexual, sem uso do preservativo, por transfusão de sangue contaminado ou de mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto.
A sífilis é tratável e o diagnóstico precoce é fundamental para conter o progresso da doença e evitar a transmissão vertical, de mãe para filho. Se não tratada, a sífilis pode causar danos irreversíveis, afetando órgãos fundamentais ao bom funcionamento do organismo, como o cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário