MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de março de 2013

Carioca coleciona 15 mil brinquedos em 3 décadas: 'Tenho uma fortuna'


'Especiais de verdade são os que eu brinquei', garante ele.
Exposição reúne brinquedos desde a década de 60.

Lívia Torres Do G1 Rio

Super-heróis e personagens do cinema fazem parte da coleção (Foto: Foto: Lívia Torres)Super-heróis e personagens do cinema fazem parte da coleção (Foto: Foto: Lívia Torres/G1)
Rogério Barbosa dedicou quase três décadas de sua vida para colecionar brinquedos e hoje se gaba de reunir mais de 15 mil peças. Parte delas está à mostra em uma exposição no shopping Nova América, em Del Castilho, Zona Norte do Rio. A brincadeira virou coisa séria na mão desse colecionador quando ele tinha 17 anos.
Rogério com a coleção (Foto: Lívia Torres / G1)Rogério com a coleção (Foto: Lívia Torres / G1)
“Com 17 anos eu fui até a casa do meu avô e descobri que ele guardava os brinquedos da família inteira. Ali estava a minha vida, a dos meus irmãos e dos meus primos. A partir daí eu levei os brinquedos pra minha casa, limpei, guardei e comecei a colecionar”, conta.

Clássicos como Comandos em Ação, Playmobil e Star Wars compõem a exposição e fazem a alegria de crianças e marmanjos.

Dividida em galerias, Rogério reuniu brinquedos dos anos 60, 70 e 80 de um lado, personagens que saíram de seriados e de filmes de outro, mais uma galeria com Barbies e Susis (emprestadas de sua filha de 5 anos), desenhos e miniaturas de carros de Fórmula 1, com direito a réplica de Ayrton Senna pegando uma carona no carro Nigel Mansell no Grande Prêmio de Silverstone, em 1991.

Busto de Michael Jackson
Rogério garante que muitos brinquedos são difíceis de conseguir, mas especiais de verdade são os que ele brincou. A maior relíquia, segundo ele, é uma carruagem de lata que ganhou do avô na década de 60. Também com grande importância, e exposto em destaque, está um busto de Michael Jackson feito na época em que o clipe de "Thriller" foi lançado, em 1982.
Busto de Michael Jackson (Foto: Foto: Lívia Torres)Busto de Michael Jackson em 'Thriller'(Foto: Foto:
Lívia Torres/G1)
“Eu tenho um primo que mora nos Estados Unidos e costuma ir a leilões de artistas plásticos americanos. Na época que o ‘Thriller’ foi gravado, ele sabia que eu gostava de Michael Jackson e acabou comprando pra mim uma coisa que hoje vale muito, já que só foram feitos quatro bustos iguais a esse. Já me ofereceram US$ 120 mil nele, mas eu não vendo.”

Rogério conta também que o leilão o faturar uma das 50 tiragens de uma réplica do Rambo, imortalizado no cinema pelo ator Sylvester Stallone, e o chapéu original de Darth Vader, usado no segundo filme de "Guerra nas Estrelas".

“Se você analisar, eu tenho uma fortuna em brinquedos, estimo que valha mais de R$ 1 milhão. Você compra um brinquedo desses e ele valoriza. Hoje tem um mundo lá fora de colecionadores e são tiragens limitadíssimas. Eu tenho uma Betty Boop que só foram feitas 50 no mundo. Você compra por R$ 1 mil e vende por R$ 3 mil. Mas eu não busco isso porque eu quero vender. Foram oportunidades que pintaram, pessoas que de alguma forma quiseram se desfazer desses brinquedos”, explica.

Carrinhos de Fórmula 1
Amante de carrinhos desde pequeno, Rogério, que era vizinho de Ayrton Senna em Angra dos Reis, no litoral Sul Fluminense, tem um acervo de miniaturas de carros de Fórmula 1 de causar inveja a qualquer um. São réplicas de Ferraris, Lotus e McLarens.

“Eu trabalhei em alguns Grande Prêmios do Brasil e os mecânicos sempre têm um carrinho de brinquedo nas oficinas. É uma prática levar para outros países esses carrinhos e como eles gostam muito dos times brasileiros eu tive uma ideia: oferecia camisa do Flamengo, do Botafogo, do Corinthians e em troca ganhava essas miniaturas. Isso vale quase R$ 3 mil hoje em dia”, revela.

Com uma enorme e exclusiva coleção de brinquedos, com réplicas de personagens de filmes, desenhos animados e games, Rogério mistura ficção e realidade temperando seus 45 anos de vida com bastante diversão.
Brinquedos dos anos 60, 70 e 80 compõem a coleção (Foto: Foto: Lívia Torres)Brinquedos dos anos 60, 70 e 80 compõem a coleção (Foto: Foto: Lívia Torres)
Rogério guarda coleção de Comandos em Ação (Foto: Foto: Lívia Torres)Rogério guarda coleção de Comandos em Ação (Foto: Foto: Lívia Torres)

Nenhum comentário:

Postar um comentário