MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 25 de março de 2013

Chef ensina a dessalgar bacalhau e fazer receita do peixe com batatas


Chamado de bacalhau à lagareiro, prato pode ser servido na Semana Santa.
Confira os ingredientes e modo de fazer.

Do G1 BA, com infomações da TV BA

Um dos pratos tradicionais na Semana Santa é o bacalhau, mas nem todo mundo se arrisca a cozinhar. Isso porque são vários tipos do peixe e ainda tem que tirar o sal antes do preparo. O chef de cozinha Josenilton Santos ensina qual a melhor forma de dessalgar o bacalhau e ainda mostra uma receita rápida e prática para preparar o peixe para a Semana Santa.
Segundo ele, primeiro é preciso saber qual o peixe mais adequado para a receita que vai ser feita. “Se você quer um peixe para fazer bolinho de bacalhau, você vai escolher um peixe mais seco, que ele consiga desfiar mais rapidamente e que você consiga dessalgar ele de uma maneira fácil. Que no caso, seria o bacalhau que chamamos de saithe. Tem o bacalhau mais alvo, que é aquele para grelhar, para você servir ele com uma batata recheada. O certo é você dessalgar o bacalhau por 24 horas. Tem que colocar em água fria ou na geladeira. Quando não se tem esse tempo, tem trocar a água de duas em duas horas e abrir fervura, troca a água umas três vezes e vai sempre experimentando. Tem que analisar, fazer aquele sensorial se está bom ou não está bom”, explica.
O chef, que também é professor de culinária, ensina ainda que é mais fácil tirar a pele do bacalhau sem molhar o peixe. “Tem menos perda”, afirmou. Josenilton Santos ensina também como preparar o bacalhau à lagareiro. Veja os ingredientes e como fazer:
Ingredientes
300 g de bacalhau
1 xícara de salsinha picada e frita
Azeitonas pretas
5 batatas pequenas cozidas
Brócolis
1 cebola média empanada
3 colheres de manteiga com ervas
4 dentes de alho assados e mergulhados em ½ xícara de azeite de oliva
Tomate cereja pra decorar
Modo de preparo
Corte a batata em quatro, coloque a manteiga e leve ao forno por dez minutos. Grelhe o bacalhau em fogo alto com bastante azeite. A dica é não economizar no azeite e virar o peixe com muito cuidado. Quando o bacalhau estiver dourado, retire e monte o prato com todos os outros ingredientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário