MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 31 de março de 2013

Chuva prejudica o trabalho nas lavouras de soja do Mato Grosso


Colheita está na reta final, mas a chuva não dá trégua.
No principal estado produtor, os agricultores já fazem um balanço da safra.

Do Globo Rural

A colheita da soja em Mato Grosso, principal estado produtor, caminha para reta final e os agricultores da região de Diamantino já fazem um balanço da safra já que as chuvas estão prejudicando a colheita.

Em uma área de 400 hectares do agricultor José Cazzeta, as máquinas ainda nem começaram o trabalho. A colheita está 10 dias atrasada. “Podemos perder, até agora, entre três e quatro sacas por hectare, por causa do peso da soja”, explica Cazzeta.
Além das questões climáticas, os agricultores sentem diretamente os problemas de transporte para o escoamento da safra.  “Isso já vem de muitos anos. Não é da safra de 2012/2013. As próprias federações vêm alertando o Governo Federal da situação do país e a primeira coisa que ela faz é apertar o bolso de quem produz. “Esse repasse vem pra cima de nós porque somos nós quem pagamos a logística não são as multi-nacionais, o exportador nem o importador”, afirma Cazzeta.
Essa foi mais uma semana complicada. O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, continuou congestionado e o acidente na hidrovia do Tietê, com uma barcaça que carregava soja,  interrompeu o tráfego pelo rio a semana inteira. A administração promete liberar a hidrovia até o fim desta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário