MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 14 de março de 2013

Corredores ‘canela fina’ realmente levam vantagem


Thinkstock
Quem corre e participa de provas já deve ter ouvido falar que os “canelas finas” têm melhor desempenho.  Muitos citam os quenianos, que são exímios corredores e com ossatura bem fina.
Um estudo* muito interessante vem comprovar esta hipótese. Um grupo de 29 mulheres, com média de 47 anos participou do estudo. Elas correram e concluíram a Maratona de Basel, na Suíça, com o tempo médio 4h11min. Foram feitos dois tipos de análise:
1 -Variáveis antropométricas (circunferência e espessura de dobras cutâneas do corpo, peso, altura, etc.);
2 – Variáveis de treinamento (quilometragem semanal, velocidade média nos treinos, frequência semanal de treinos, etc.). Ambas as análises tentaram descobrir se há alguma relação destas variáveis com o desempenho na maratona. Resultado?
Primeiro, a variável de treinamento que mais impactou no tempo final na maratona foi a velocidade média nos treinos, seguida pelo número de sessões semanais e por último a quilometragem semanal. Aqui já fica clara a importância da intensidade do treino e também da frequência – entre quatro e cinco sessões por semana, enquanto que o “volume” (quilometragem semanal) não é tão relevant. Sou um dos maiores defensores deste conceito e os resultados estão aí para comprovar.
Segundo, o peso (kg) da corredora também interfere no desempenho, pois carregamos o nosso corpo durante a corrida. No entanto, a porcentagem de gordura tem uma correlação mais alta.
Por último, a circunferência da panturrilha mostrou-se relevante para o tempo na maratona. Quem tem “canela fina” de fato leva vantagem. E não há muito o que fazer sobre isso. Em termos práticos, corredores mais longilíneos terão melhores resultados em provas mais longas, enquanto os mais atarracados renderão mais em provas curtas e outras modalidades (tênis, voleibol, futebol, etc.). O importante é correr com regularidade, pois todos terão benefícios!
Fonte:
1-    Wiebke Schmid; Beat Knechtle, Patrizia Knechtle, Ursula Barandun; Christoph Alexander Rüst; Thomas Rosemann; Romuald Lepers. Predictor Variables for Marathon Race Time in Recreational Female Runners. Asian Journal of Sports Medicine, Volume 3 (Number 2), June 2012, Pages: 90-98
Por Renato Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário