MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 14 de março de 2013

Criação de minhocas é administrada por irmãs em Rio Claro, SP


A propriedade é tocada por nove irmãs desde que perderam o pai.
Unidas, elas garantem o sucesso dos negócios e fazem o sítio crescer.

Do Globo Rural

No sítio Sapê do Mato Bom, o trabalho começa de madrugada.
A ordenha começa às 4h da manhã, elas carregam os tambores cheios com 300 litros de leite.
Quando termina a ordenha, o cheiro do café toma conta da cozinha. A mesa é farta e o café reforçado para a jornada de trabalho que está só começando.
As tarefas da casa são divididas. Maria José vai para o tanque e usa a água da mina para lavar a roupa e limpar a casa.
No sítio, elas também produzem arroz, milho e criam porcos. A principal fonte de renda vem da criação de minhoca. Por semana, são vendidos 150 quilos de minhoca para pescadores da região.
O curral e a casa foram construídos com esforço das nove irmãs. O sítio é herança do pai, que comprou a propriedade um ano antes de morrer. Quando receberam as terras, todas eram muito novas e não tinham experiência, aprenderam a lidar com tudo na prática.
Maria Edite de Oliveira é a mais velha das irmãs e tem experiência para cuidar dos negócios, mas aos 25 anos, quando perdeu o pai, a situação era diferente. “Quando faltou o pai, nós ficamos em desespero. Nunca namorei, porque eu sou a mais velha, então pensei ‘tenho que tomar conta das mais novas’. As mulheres agora fazem mais do que os homens. Agora tem até mulher presidente, estamos fazendo tudo", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário