MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de março de 2013

Detran distribui bafômetros descartáveis durante feriadão no CE

Agentes vão distribuir material em posto da PRE e no litoral leste.
Ação é para prevenir acidentes de trânsito.

Do G1 CE

Detran distribui bafômetros descartáveis durante feriadão no CE (Foto: Divulgação/Detran)Detran distribui bafômetros descartáveis durante
feriadão no CE (Foto: Divulgação/Detran)
O Departamento de Trânsito do Ceará vai distribuir 150 kits de bafômetro descartável para motoristas durante este sábado (30) e domingo (31). A ação será no posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na CE-040, em Aquiraz, e na faixa de praia do Porto das Dunas, Prainha e Praia do Presídio, onde equipes fazem fiscalização para impedir circulação de veículos.
Com a distribuição desse material, os motoristas vão poder medir o próprio teor de álcool no sangue, antes de pegar a direção do veículo e, assim, previnir acidentes de trânsito. O kit tem origem francesa e foi enviado pela Associação Nacional dos DETRANs (AND). O objetivo é difundir a cultura entre os brasileiros de só dirigir se estiverem sem nenhum teor de álcool no sangue.
O bafômetro descartável é embalado em envelope de plástico transparente, com tamanho 7 cm de largura x11 cm de altura. Ao ser aberto, o motorista vai encontrar uma bolsa inflável de 18,5 x 23,5, com uma pipeta fixa, por onde o usuário deve assoprar até enchê-la.

Na própria bolsa inflável, há as instruções de como proceder. Há também um cartão com ilustração colorida de três situações em que o reagente químico pode apresentar: negativo (o condutor não está alcoolizado), positivo com o reagente com a cor esverdeada (o condutor está com mais de 0,1mg/l de álcool no sangue) e positivo (o condutor está com mais de 0,3mg/l de álcool no sangue).
A Lei Seca determina abertura de processo administrativo ao motorista flagrado com índice igual ou acima de 0,05 mg/l de álcool expelido pelos pulmões; e também processo criminal ao condutor flagrado com índice igual ou acima de 0,33 mg/l.
Na embalagem há outra pipeta, com pontas duplas, nas cores amarela e azul, com reagente cromo amarelo, em forma de cristais. O reagente muda de cor, após 2 minutos em que o ar da bolsa inflável é esvaziado. Trata-se do Contralco, um instrumento destinado a identificar a presença de etanol no ar expirado, usado na França há mais de trinta anos, onde é chamado de alcoolímetro descartável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário