MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de março de 2013

Diabéticos e celiácos têm mais opções de ovos de Páscoa


Apesar de difícil, já é possível encontrar produtos específicos no mercado.
Com devidos cuidados, o chocolate faz bem à saúde, diz nutricionista.

Do G1 AL

Época de páscoa e eles estão por toda parte. Colorem as prateleiras, atraem os olhares e dão água na boca. Um corredor cheio de ovos de Páscoa é mesmo tentador. O difícil é resistir a um bom chocolate. E para quem tem restrição alimentar, então, o sofrimento é ainda maior.
Virgínia é chocólatra assumida. Mas ela tem intolerância a lactose e alergia ao leite. A época da páscoa é uma tortura pra ela.
"É terrível ficar sem comer uma coisa tão gostosa e ter que aguentar os colegas rindo da gente que não pode comer", reclama a estudante.
Agora o sofrimento de Virgínia é ainda maior, por causa da filha de 2 anos. Emilly também tem intolerância a lactose e já pediu o ovo de Páscoa esse ano.
"É difícil ter que explicar que ela não pode comer e os coleguinhas podem", diz Virgínia.

Apesar de ser difícil, já é possível encontrar no mercado algumas opções de ovos feitos para quem tem alergia ou intolerância alimentar. Uma loja só de chocolates que fica no Shopping Maceió tem linhas específicas para cada problema.
A dona da loja, Vírginia Ferro, diz que o público com intolerância vem aumentando. "Não sei se é pela maior divulgação dos produtos ou se por mais diagnósticos de pessoas celíacas que não podem consumir glúten ou lactose", diz.
De acordo com a nutricionista Ivete Batista, o primeiro passo para quem tem alguma restrição é ler bem as composições do produto.
"Se a pessoa tem intolerância a lactose por exemplo, pode consumir um chocolate a base de soja. Se for diabético vai para o chocolate diet, mas o diet é mais calórico e tem mais gordura", explica.
A boa notícia é que, tomando os cuidados necessários e seguindo as medidas certas, o chocolate pode ser um bom aliado à saúde.
"Ele tem os polifenóis e os flavonóides que são antioxidantes e fazem bem para o coração. Vai depender da quantidade", diz a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário