MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 11 de março de 2013

Dívida do ministério de Transportes preocupa China

Agência Estado

O vice-presidente do Banco do Povo da China, Yi Gang, pediu que o governo determine claramente quem será responsável pelo reembolso do equivalente a 2,66 trilhões de yuans (US$ 428 bilhões) em dívidas do ministério de Ferrovias após a decisão do Conselho de Estado de dividir as operações do ministério, afirmou o jornal China Daily nesta segunda-feira.
Sob um plano emitido no fim de semana, as funções administrativas do ministério de Ferrovias, incluindo a fiscalização de tecnologia e normas de segurança, serão absorvidos pelo ministério de Transportes. Uma nova entidade, a China Railway Corporation, irá se concentrar em áreas operacionais e comerciais, tais como gestão de frete e transporte público.
"Os empréstimos de construção de ferrovias envolvem muitos bancos nacionais e locais. Durante o processo de reforma, o governo deve deixar claro quem é o responsável pela dívida", disse Yi ao ser citado pela estatal China Daily.
Apesar das mudanças nas instituições, "a construção ferroviária da China ainda está se desenvolvendo rapidamente. Portanto, o governo deve amenizar as preocupações de instituições financeiras, agentes do mercado, agências de classificação de risco e do público, abordando as questões de financiamento", declarou Yi.
As operações do ministério serão divididas, pois órgão regula e, ao mesmo tempo, opera o sistema ferroviário, o que tem impedido tanto a concorrência no setor quanto o financiamento. O plano do Conselho de Estado está sujeito a votação na primeira sessão da 12ª Assembleia Nacional do Povo.
No final de setembro, o Ministério de Ferrovias tinha uma proporção de alavancagem de 62%, mostraram seus relatórios financeiros. No período de janeiro a setembro, o órgão informou um prejuízo de 8,54 bilhões de yuans.
A China tem 98 mil quilômetros de ferrovias em operação e planeja criar mais 5,2 mil quilômetros neste ano. O país também pretende concluir a construção de uma rede ferroviária de alta velocidade com a extensão de 18 mil quilômetros até o final de 2015, quase o dobro do tamanho atual. As informações são da Dow Jones.

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