MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 12 de março de 2013

Dom Odilo Scherer é filho de agricultores e pode virar Papa


Conclave começa nesta terça (12), no Vaticano.
Cinco cardeais brasileiros participam e um deles vem do campo.

Do Globo Rural

A comunidade de Toledo, no Paraná, está em festa e muito ansiosa porque nas últimas semanas, Dom Odilo Scherer tem sido apontado como forte candidato a ser o novo Papa.
Filho de imigrantes alemães, Dom Odilo nasceu no Rio Grande do Sul e aos dois anos de idade mudou-se com toda a família para Toledo, no Paraná. Desde pequeno ajudou os pais na lavoura e a cuidar do gado.
Dom Odilo Scherer foi criado em contato com a natureza. Ele cresceu em um sítio na área rural do município de Toledo e foi em casa que aprendeu com os pais, o caminho da vida religiosa.
O sítio ainda pertence à família. Foi na escolinha da comunidade que hoje tem o nome de seu pai, Edwino, que Dom Odilo aprendeu a ler e a escrever. Aos 13 anos de idade, em 1962, o cardeal entrou para o seminário. A vontade de ser padre veio depois de uma visita que a família recebeu do então bispo de Toledo Dom Armando Círio, como conta o irmão do cardeal, Flávio Scherer.
Dom Odilo é mestre em filosofia e doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Foi ordenado padre em 1976 e celebrou a primeira missa na igrejinha da comunidade onde cresceu. Em 2002 se tornou bispo em Toledo e em 2007 foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI. Hoje é um dos cinco cardeais brasileiros que participarão da votação para escolher o novo Papa e tem sido apontado como forte candidato ao posto.
Padre Inácio Scherer é pároco da catedral de Toledo e primo do Dom Odilo e fala sobre a convivência com o religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário