MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de março de 2013

Em audiência, índios que invadiram museu recusam proposta da Funai


Fundação ofereceu quatro dias em albergue até uma solução definitiva.
Audiência de conciliação na Justiça Federal terminou em impasse às 18h.

João Bandeira de Mello Do G1 Rio

índios (Foto: reprodução Globo News)Índios não chegaram a um acordo com a Funai durante audiência judicial  (Foto: Reprodução/Globo News)
A Fundação Nacional do Índio (Funai) ofereceu, na tarde deste domingo (24), quatro dias de hospedagem em um albergue, na Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro, aos 21 índios que invadiram, no sábado (23), o atual Museu do Índio, em Botafogo,  também na Zona Sul. A oferta – recusada pelos indígenas – foi feita durante audiência na sede da Justiça Federal do Rio, no Centro.
Convocada pelo juiz federal Wilson Witzel, a audiência de conciliação terminou em impasse por volta das 18h. Os 21 índios – 19 adultos e duas crianças – deixaram o prédio da Justiça Federal e disseram que ficariam hospedados em casas de amigos. O juiz havia informado anteriormente que o grupo poderia passar a noite no prédio da Justiça Federal, mas isso não acontecerá.
Ocupação do museu
Os indígenas foram levados como testemunhas, após terem sido retirados pacificamente do atual Museu do Índio por volta das 7h deste domingo.
A ocupação do museu se iniciou na tarde de sábado (24). Na madrugada de domingo a Polícia Militar isolou a Rua das Palmeiras e negociou a saída dos indígenas e dos manifestantes, num total de cerca de 60 pessoas.
O grupo foi levado para a audiência na tentativa de haver uma conciliação entre os indígenas que não aceitam os locais oferecidos pelo governo do estado depois da desocupação do antigo Museu do Índio, no Maracanã, na Zona Norte, que terminou em confusão na sexta-feira (22).
'Canteiro de obras', diz juiz
Um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) foi intimado a comparecer à audiência, que havia sido suspensa por volta de 12h. A sessão foi retomada por volta das 14h.
Nesse intervalo, o juiz Wilson Witzel, acompanhado dos índios, foi visitar um prédio ao lado da antiga sede do Museu do Índio, no Maracanã, oferecido pelo governo como moradia. Após a visita, o juiz constatou que o antigo prédio do Laboratório Nacional de agricultura Agropecuária (Lanagro) não tem condições de abrigar os indígenas. Ele disse que o local "parecia mais um canteiro de obras".
A assessoria de imprensa da Secretaria estadual de Assistência Social informou que jamais ofereceu o antigo prédio do Lanagro como moradia para os índios.
Os indígenas dissidentes não aceitaram ir para o alojamento provisório de Jacarepaguá, para onde outro grupo de indígenas foi na manhã deste domingo (24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário