MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de março de 2013

Em PE, agricultores lamentam perda de sementes plantadas no Sertão


Janeiro choveu e deu esperança a agricultores, que plantaram milho e feijão. Novo período de seca atrapalhou desenvolvimento das plantas.

Do G1 PE

As chuvas do início do ano deram esperança aos agricultores de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. No último dia 24 de janeiro, o NETV 2ª Edição mostrou os agricultores plantando milho e feijão. Mas, de lá pra cá, choveu muito pouco. Açudes secaram e colheitas não serão feitas. Cento e vinte e dois municípios do estado tiveram o decreto de situação de emergência reconhecido por causa da seca, e a previsão para os próximos meses, de acordo com engenheiros do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), não é nada animadora.
Na comunidade Logradouro, distante 26 quilômetro do centro de Serra Talhada, a barragem que abastecia 180 famílias secou há cerca de um mês por causa da estiagem que atinge a região. Em janeiro, choveu 83 milímetros no município, mas em fevereiro foi apenas 1,7 milímetro de chuva.
A cisterna na casa do agricultor Aldenir Gomes de Sá tem capacidade para armazenar 15 mil litros de água, mas está quase vazia. “O jeito é comprar [água] para não morrer de sede. Um tambor [de água] custa R$ 15, mas dizem que vai subir para R$ 18. Dinheiro que faz falta”, disse. Alguns moradores do local precisam andar cerca de dois quilômetros para pegar água em uma comunidade vizinha, e a qualidade não é boa. É salgada. Só serve mesmo para dar aos animais.
As chuvas de janeiro animaram muito agricultores, que chegaram a preparar a terra para receber as sementes de milho e feijão. Mas como não voltou a chover, o solo secou e afetou o desenvolvimento das plantas. A agricultora Luzia Pereira da Silva plantou feijão num terreno de um hectare próximo à casa dela, mas só sobrou o mato seco. Uma decepção para quem esperava uma boa colheita. “Rezar para chover e plantar novamente, esse agora não serve para nada”, lamentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário