MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 8 de março de 2013

Em SP, produtoras rurais mostram como fazer a diferença no campo


Duas produtoras lutaram muito para conquistar trabalho e espaço.
Agora, elas comemoram o sucesso da empreitada.

Do Globo Rural

O dia nem bem amanheceu e Edna Mocci já está se preparando para mais um dia de trabalho. Depois de um rápido café, é hora de trocar de roupa e seguir para lida no campo.
Na fazenda da família em Potirendaba, noroeste de São Paulo,  são 100 hectares, a maior parte dedicada a pecuária leiteira. Tudo sob o comando de Edna.
Desde que ela assumiu as rédeas da fazenda, os negócios prosperaram. Edna procurou ajuda técnica e ingressou em um programa de melhoramento da produtividade, desenvolvido pela Embrapa. A vaca que antes dava apenas 10 litros de leite por dia, hoje produz 40.
Edna conta que nasceu e se criou no sítio e foi aprendendo tudo sozinha. Hoje, além dos negócios da família, ela cuida também das finanças de outras duas propriedades.
Segundo dados do IBGE, mais de 50% das mulheres que vivem na zona rural são economicamente ativas, trabalham e recebem salário, e 18% das propriedades rurais brasileiras são comandadas por elas.
Lourdes Lucena assumiu o comando da casa depois que se separou do marido e ficou com as três filhas adolescentes. O salário de cortadora de cana já não dava mais para pagar as despesas, ela quis melhorar, começou a frequentar cursos de capacitação profissional e passou a operar máquinas agrícolas. Em seis anos, a vida mudou.
Além de conseguir fazer com que as filhas concluíssem os estudos, Lourdes comprou casa e carro novo. Aos 55 anos,  ela faz parte de uma transformação que vem ocorrendo nas lavouras de cana de açúcar, principalmente com a  mecanização da colheita.
Nos últimos cinco anos, o número de mulheres contratadas em diversas funções dobrou. Para quem estava acostumado a lidar sempre com homens, o trabalho delas surpreende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário