MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de março de 2013

Embargo à carne brasileira pode acabar no 1º semestre, diz Abiec


Alguns países já estão revertendo embargo, segundo diretiro da entidade.
Caso não clássico de vaca louca motivou barreira às exportações.

Da Agência Estado

O diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Fernando Sampaio, aguarda o fim dos embargos à carne bovina brasileira ainda no primeiro semestre.
"Alguns países já estão revertendo o embargo, como Peru e Gabão. Mas o prazo da reversão dessas suspensões dependerá da decisão e dos trâmites de cada país", informou.
Japão, China, Taiwan, África do Sul, Arábia Saudita e Coreia do Sul ainda mantêm restrições para as importações de carne bovina brasileira por causa do evento priônico (caso não clássico de Encefalopatia Espongiforme Bovina, também conhecida como doença da vaca louca) ocorrido em 2010 em uma vaca morta no Paraná. Incluindo Peru, esses países representaram cerca de 5% do volume total exportado pelo país em 2012. Já Líbano, Egito e Jordânia restringiram as importações apenas da carne originada no estado do Paraná.
Sampaio ressaltou, ainda, que representantes do Ministério da Agricultura acabaram de voltar das visitas realizadas em países do Oriente Médio.
"Foram apresentadas todas as informações para esses países e agora é só aguardar. Não há mais justificativa para a manutenção dos embargos", disse, referindo-se a manutenção do status brasileiro de risco insignificante para doença da vaca louca, pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário