MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de março de 2013

Empresa inova com caderno para canhotos e aumenta faturamento


Produto se diferencia num detalhe: o lado onde está o espiral.
Gráficas apostam em novos produtos para públicos específicos.

Do PEGN TV

O setor gráfico aposta em produtos e serviços para públicos específicos e nichos de mercado para faturar mais. No Rio de Janeiro, os irmãos Caetano e Cícero Pedrosa investiram num trabalho diferenciado: a produção de um caderno especial para canhotos.
O caderno está à venda em livrarias de São Paulo e faz sucesso nas prateleiras. O produto parece como qualquer outro, mas se diferencia num detalhe: o lado onde está o espiral.
O caderno é fabricado no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. “Como nós somos reconhecidos pelos produtos diferentes, e pelos grandes riscos, a gente desenvolveu esse produto, que teve um grande sucesso, uma grande repercussão”, diz Cícero Pedrosa.
A produção da empresa ainda é pequena, mas com potencial de crescimento, já que público para isso existe. Estima-se que cerca de 10% dos brasileiros sejam canhotos.
A boa qualidade do material garante para a empresa um crescimento vertiginoso. Cerca de 30% ao ano. Hoje, o faturamento gira em torno de R$ 150 mil por mês.
“A gente está pesquisando a tendência do mercado e realmente sempre tentando criar novos produtos, tentando ir contra a maré, às vezes, querendo fazer coisas que ninguém pensa”, afirma o empresário.
No mercado desde 2007, a empresa cria desenhos especiais para agendas e blocos de anotações. "Trabalhar com estampas personalizadas de acordo com o pedido do cliente é um diferencial da empresa, com isso a gráfica consegue sempre inovar e atender a necessidade de um público bem variado, do gosto mais clássico ao mais ousado com muito colorido”, explica Pedrosa.
Produção de cardápios em Braille
Em São Paulo, o empresário D’Artagnan Porto descobriu um nicho lucrativo no mercado gráfico: fazer cardápios em Braille para restaurantes e lanchonetes.
O investimento para montar a empresa foi de R$ 50 mil reais. “A gente abriu uma empresa completa que faz desde a diagramação, a criação de qualquer tipo de cardápio para os clientes”, explica o empresário.
Hoje, a gráfica trabalha com 17 funcionários. Há quatro anos era feito apenas um cardápio em braile por mês, hoje já são vinte.
“O mercado está cada vez mais querendo atender todo tipo de clientes, e a acessibilidade hoje é uma coisa muito importante” afirma Porto.
Para trabalhar com este tipo de produto é necessário conhecimento técnico. Por este motivo, o empresário terceiriza a impressão dos cardápios.  O custo de cada um fica no máximo em R$ 200.
Para Samanda da Silva Leocadio, que é portadora de deficiência visual, escolher o que pedir fica bem mais fácil com um cardápio em Braille. “O cardápio facilita muito é a nossa independência, a gente tem o nosso tempo para poder escolher”, explica.
Para este ano, a empresa espera por um mercado ainda mais aquecido. “Eu acredito que vá crescer entre 30 e 40%, principalmente em função da Copa e das Olimpíadas”, diz Porto.
Contatos:
MANU ART
Contato: Empresário D’artagnan Dalton Porto
Rua Onze de Fevereiro, 256 – Jabaquara
São Paulo/SP – CEP: 04319-020
Telefone: (11) 5588–3262 / 2924-1151/ 7895-4121/ 98346-2082
CÍCERO PAPELARIA
Contato: Empresário Cícero Pedrosa
Rua General Bruce, 810 – São Cristovão.
Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2201-2155
LIVRARIA CULTURA
Contato: Analista de Negócios da Livraria Alex Olobardi
Av. Paulista, 2073 - Bela Vista
São Paulo /SP – CEP: 01311-940
Telefone: (11) 3170 4033
CAFÉ GIRONDINO   
Contato: Empresário Samuel de Moraes
Rua Boa Vista 365 – Centro
São Paulo/ SP – CEP: 5071-2988

Nenhum comentário:

Postar um comentário