MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 14 de março de 2013

Empresário cria site que compara e vende passagens de ônibus no país


Sistema é semelhante aos que já existem para bilhetes aéreos.
Foco é em turista estrangeiro, que tem dificuldade para comprar pela web.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

Movimento foi muito grande na rodoviária de Porto Alegre nesta terça-feira (Foto: Marcelo Theil/RBS TV)Passageiros na rodoviária de Porto Alegre; site vende passagens pela internet (Foto: Marcelo Theil/RBS TV)
Quem vai viajar de avião conta hoje com diversos sites onde é possível comparar preços de diversas companhias e comprar passagens sem sair de casa. Um administrador brasileiro desenvolveu um sistema semelhante, mas voltado para outro meio de transporte que é muito mais off-line no país: o ônibus.
Disponível em português, espanhol e inglês, o site Brasil by Bus  permite comprar bilhetes para 3 mil destinos do país. Desde novembro, quando foi lançado, ele já teve mais de 100 mil acessos. Até agora, são 30 empresas cadastradas.
Brasil by Bus, site de venda de passagens de ônibus (Foto: Divulgação)Página do site Brasil by Bus (Foto: Divulgação)
O processo é parecido ao que se usa para comprar passagens aéreas: o usuário coloca a rodoviária de origem e a de destino, além do dia e do horário da viagem, e recebe uma lista com as empresas que viajam naquele trecho, os tipos de ônibus disponíveis e os preços.
A compra pode ser feita pelo próprio site, usando o sistema de pagamento PayPal ou cartões de crédito nacionais e internacionais.
Para o idealizador do empreendimento, o administrador Breno Moraes, a possibilidade de pagar com cartão estrangeiro é o grande diferencial do sistema. “Hoje, as empresas de ônibus que vendem pela internet só aceitam compras com cartão nacional e exigem que a pessoa tenha um CPF. Por isso, a única opção para o turista estrangeiro até agora era ir até o guichê da rodoviária”, afirma ele, que tem mais dois sócios na companhia.
“Em muitos albergues, a recepcionista acaba pagando com o cartão de crédito dela, para que o turista, que já tem tempo limitado, não precise perder a tarde inteira indo para a rodoviária”, conta. Atualmente, 40% dos usuários que compram pelo site são de fora do país.
Além da área de compra de bilhetes, o site também tem uma seção de conteúdo, com dicas sobre destinos e viagens nesse meio de transporte.
Os sócios do Brasil by Bus, site de venda de passagens de ônibus (Foto: Divulgação)André Nascimento, Mariana Malveira e Breno
Moraes, sócios do Brasil by Bus (Foto: Divulgação)
Taxa
O Brasil By Bus cobra do cliente uma taxa para cada venda, que varia de acordo com o valor do bilhete – em geral, fica em torno de 10%.
Como o mercado rodoviário não usa leitor ótico, a pessoa precisa pegar o voucher no guichê da empresa, logo antes da viagem.
Por enquanto, todas as cadastradas no Brasil By Bus são empresas que já possuem seu próprio sistema de vendas online. A ideia é incluir no futuro também aquelas que não ofereçam essa possibilidade. “Estamos procurando essas empresas para ver como faremos essa integração, que é mais complexa”, diz Breno.
Inspiração na Índia
Breno teve a ideia de criar a empresa quando saiu de seu emprego na área de marketing de uma multinacional americana para fazer uma viagem pelo mundo, em 2011.
Nesse “mochilão”, ele passou três meses na Índia e planejou boa parte dos deslocamentos no país usando portais de reservas de passagens de ônibus e de trem. “Aqui no Brasil boa parte das empresas não tem nem venda pela internet. Vi que havia uma lacuna e voltei com isso na cabeça”, afirma.
Apesar de muitos empresários estarem de olho no crescente número de consumidores que passaram a viajar de avião no Brasil, Breno afirma que o mercado rodoviário também está em crescimento.
Para ele, o ônibus não é apenas opção para trechos que não são ligados por rotas aéreas. “Muitos estrangeiros, quando veem o preço do aéreo, acabam procurando alternativas. E tem gente que prefere viajar de ônibus para poder apreciar a paisagem, o caminho entre uma cidade e outra”, afirma.
De novembro até agora, foram vendidos cerca de 5 mil bilhetes pelo Brasil by Bus. A expectativa de Breno é vender mais de 300 mil somente neste ano.

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