MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de março de 2013

Epagri desenvolve três novos tipos de arroz para diferentes utilizações


Durante o desenvolvimento, as plantas se adaptam bem ao cultivo irrigado.
As cultivares são resistentes às pragas e doenças e têm alto valor nutritivo..

Do Globo Rural

Depois de 12 anos de pesquisas, a Empresa de Extensão Rural de Santa Catarinalança três novas cultivares de arroz. Na lavoura, as variedades parecem todas iguais, mas de perto as diferenças aparecem.

Uma das novidades é um tipo de arroz branco, adequado para o consumidor tradicional de arroz. A vantagem está na aparência do grão, na resistência da planta e no potencial de produção. Em uma safra será possível colher até 10 toneladas por hectare, enquanto outras variedades similares não ultrapassam 7,5 toneladas por hectare.
As outras duas variedades são o arroz rubi, que é vermelho, e o ônix, que é preto. Eles são considerados especiais por causa da cor, das qualidades culinárias e pelo alto valor nutritivo.
O potencial de produção das variedades vermelha e preta é menor do que os tradicionais e o cultivo deverá ser orgânico, o que vai agregar valor ao produto.

“É uma possibilidade que nós temos ao gerar plantas diferentes, selecionar as melhores existentes. Essa variabilidade permite selecionar plantas  e melhorar a qualidade dos grãos, o desempenho agronômico em produtividade, melhor tolerância a doenças, enfim, processos que dão possibilidade de gerar plantas superiores as atuais”, explica Moacir Schiocchet, agrônomo da Epagri.
As três novas variedades de arroz estarão disponíveis para o agricultor a partir de julho. Os interessados devem procurar a Associação Catarinense de Produtores de Sementes de Arroz Irrigado, que vai ficar responsável pela comercialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário