MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 23 de março de 2013

Escolas municipais em Uberaba sofrem com falta de estrutura


Secretária da Educação diz que providências já foram tomadas.
Centro de educação infantil em bairro rural foi fechado por más condições.

Mariana Dias Do G1 Triângulo Mineiro

Espaço escolar precisa de reformas (Foto: Luiz Vieira/G1)Espaço escolar precisa de reformas
(Foto: Luiz Vieira/G1)
Escolas municipais em Uberaba, no Triângulo Mineiro, estão em situações precárias e necessitam de reformas. E algumas falta estrutura, o que prejudica o rendimento escolar e coloca em risco a segurança dos alunos.

Segundo a secretária da Educação, Silvana Elias, quase todas as escolas municipais da cidade estão com inúmeros problemas. “Muitas têm alvará de funcionamento com infraestruturas completamente inadequadas, como na parte hidráulica e na parte elétrica”, afirmou. Medidas estão sendo providenciadas e de acordo com a secretária, devem ser feitas o mais rápido possível para não deixar as crianças em risco.
A Secretaria de Educação fez uma parceria com a Secretaria de Obras e estão realizando levantamentos nas escolas mais precárias. “São engenheiros com o apoio de uma arquiteta que vão passar por todas as escolas fazendo um levantamento das necessidades”, disse.
Em uma das escolas, banheiro está com situação precária (Foto: Luiz Vieira/G1)Em uma das escolas, banheiro está com situação precária (Foto: Luiz Vieira/G1)
Silvana informou que todas as escolas passarão por intervenções arquitetônicas, principalmente as com situações mais graves, como a Escola Municipal Urbano Frei Eugênio, Escola Municipal Geni Chaves, Escola Municipal José Macioti, Escola Municipal Vicente Alves Trindade e Escola Municipal Niza Guaritá.
Escola fechada na zona rural
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) da comunidade rural de Santa Fé foi fechado provisoriamente pela Secretaria de Educação sob a justificativa da falta de conservação do imóvel que, na avaliação da secretária, está em condições sub-humanas. A queda da caixa d’água no início do mês passado foi o suficiente para o fechamento da escola.
“As condições estão terríveis. Não sei como deixaram chegar a tal ponto. Paredes mofadas, sem ventilação, sem iluminação adequada, muitos sanitários sem portas", disse a secretária.
As crianças do Cemei foram transferidas para escolas da região. “Estamos alugando um novo imóvel, até construirmos a escola de novo. E enquanto isso, os alunos não perderão aulas”, lembrou.

Porém, Silvana reclamou que a secretaria não tem recursos financeiros suficientes. “Estamos captando recursos junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e vendo o que podemos utilizar das nossas economias”, disse. “Mas do jeito que encontramos algumas escolas, elas não podem permanecer”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário