MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de março de 2013

Estiagem força racionamento de água em produção de frutas de MG


Agricultores do norte do estado estão preocupados com a falta de chuva.
Eles cobram a instalação de equipamentos em projeto de irrigação.

Do Globo Rural

A Barragem do Bico da Pedra é uma das maiores da região e ainda tem uma boa reserva. Com 34% da capacidade, está com 190 milhões de metros cúbicos, mas sem chuva para recuperar o reservatório, o jeito foi racionar.
Os canais do distrito de irrigação só são abastecidos de dois em dois dias e o consumo nas plantações é revezado.
Com menos água, os fruticultores também tiveram que reduzir a produção, principalmente de banana. Alguns bananais foram abandonados para salvar outros. Os que não recebem mais água estão morrendo.
Na cultura de mamão, o produtor Júlio César também lamenta as perdas. Tem ainda muita uva e manga. São 12 mil empregos e um faturamento anual de R$ 70 milhões com 90 mil toneladas de produção em 4,95 mil hectares divididos entre 439 produtores.
A água da barragem é distribuída por gravidade para o projeto, mas com a redução do nível de água, a partir de maio vai ser necessária a instalação de bombas para manter as áreas irrigadas.
De acordo com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, responsável pelo gerenciamento do projeto, os equipamentos devem ser instalados dentro de um mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário