MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de março de 2013

Estiagem prejudica produção de maracujá na Bahia


Estado é importante produtor da fruta e sofre os efeitos da estiagem. Agricultores com pouco recurso financeiro perderam quase tudo.

Do Globo Rural
A produção de maracujá está ameaçada no sudoeste da Bahia. Os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Rio de Contas que chegaram a colher mais de 180 mil toneladas em 2011, viram a safra diminuir para 144 mil em 2012 por conta da estiagem que já dura mais de um ano.
Mesmo com a chuva que caiu no fim de janeiro, a produção deve ser ainda menor que no ano passado.
Antes do período da seca, os municípios de Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas e Dom Basílio chegaram a somar mais de 20 mil hectares de área plantada de maracujá.
Hoje, com a falta de chuva, houve uma redução de 60% no plantio. Restaram pouco mais de nove mil hectares, em algumas propriedades, os produtores que tinham recursos investiram em poços tubulares para manter a plantação.
Laebert de Azevedo, que vive na comunidade de Monte Oliveira, em Livramento de Nossa Senhora, para evitar perder a toda a plantação, perfurou mais um poço, mas sem chuva, a vazão reduziu em 50%.
A situação é preocupante porque a Bahia é responsável por 44% da produção nacional de maracujá.
Alguns agricultores não têm dinheiro para construir os poços e, sem água, não estão conseguindo produzir. Sem volume de maracujá disponível, a cooperativa da região precisou fechar as portas neste início de ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário