MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de março de 2013

Estrangeiros movimentam mercado de turismo em São Paulo


Produtos orgânicos fazem sucesso no café da manhã de pousada urbana.
Agência de turismo aposta em guias qualificados para atrair estrangeiros.

Do PEGN TV

Com o crescimento do número de estrangeiros no Brasil, pequenas empresas estão criando roteiros especiais e tours personalizados para este público. Os empresários investem em modelos de hospedagem atraentes e confortáveis para conquistar mais clientes.
São Paulo é a cidade que mais recebe estrangeiros no Brasil. São dois milhões de turistas por ano, de todas as raças e partes do mundo. Eles se impressionam com a grandeza da cidade, mas também buscam diferenciais e aconchego na hora de se hospedar.
Ao lado de prédios e avenidas movimentadas, a pousada de Lúcia Amarante parece um oásis no meio da agitação de São Paulo. É uma casa com jeito de interior para um público específico: 70% dos hóspedes são estrangeiros que se encantam com o lugar.
A pousada existe há 32 anos. A empresária e o filho Thiago uniram duas casas e fizeram 32 quartos no estabelecimento. O local é simples e agradável: tem fonte, plantas, madeira de demolição, coleta seletiva de lixo. Tudo o quê o estrangeiro valoriza, garantem os empresários.
“Eles apreciam muito a cultura brasileira, tem muita coisa aqui que nós temos de bom que, às vezes, a gente não dá valor, e eles de fora dão valor. Um público que tem uma postura também muito educada. São muito certinhos, então, dificilmente, se eles fazem uma reserva, eles não cancelam, não entram em contato depois. Então, se torna um público fácil para você trabalhar”, diz Lúcia.
A diária custa a partir de R$ 182 e inclui café da manhã feito na medida para os exigentes hóspedes. Quase todos os produtos são orgânicos, cultivados sem agrotóxicos.
“Eles gostam bastante pela variedade que a gente tem, principalmente, das frutas. Os produtos, a maioria que são feitos aqui, como essa farofa de bolo, tem os pães, bastante suco de frutas, iogurte natural”, explica Thiago Amarante.
Para a empresária, o fato de ser uma pousada urbana, no coração de São Paulo, chama a atenção do estrangeiro.
O turista inglês Jon Roper diz que escolheu a pousada porque queria uma experiência tipicamente brasileira, com um ambiente menor e amigável, diferente dos grandes hotéis que se encontram em qualquer lugar do mundo.
Para montar um negócio como este, os empresários calculam um investimento de mais de R$ 2 milhões. A maioria dos estrangeiros descobre a pousada pelo site ou através do boca a boca. A pousada recebe hóspedes o ano inteiro, principalmente no segundo semestre, quando a taxa de ocupação dos quartos é de mais de 80%.
“Nós estamos inaugurando, a partir do ano que vem, uma filial aqui perto. Existe muita procura para longa estadia”, revela Lúcia.
Agência de turismo
O empresário Luis Simardi também percebeu esse mercado e se diferenciou. Ele montou uma agência de turismo para estrangeiros.
“Cada vez mais as pessoas estão preocupadas em conhecer São Paulo. Antigamente, vinham só para os congressos, só para negócios, hoje elas se preocupam e estão mais interessadas em conhecer a cidade”, diz Simardi.
O empresário investiu R$ 10 mil na empresa, em 2010. O dinheiro foi usado para montar o site, por meio do qual os turistas conhecem a agência. Simardi paga R$ 500 por mês de aluguel pelo escritório.  Com custo fixo baixo, a empresa investe em guias especializados.
“O maior custo são os guias, que são terceirizados, são free lancers, e justamente pela preocupação de contratar um guia qualificado, esse acaba sendo o maior custo da empresa”, comenta o empresário.
Mais de 90% dos clientes da agência são estrangeiros. Eles querem conhecer a história da maior metrópole da América Latina. O centro histórico de São Paulo é o destino preferido destes turistas. Durante 300 anos, a cidade praticamente ficou restrita a esta região. Até hoje, ela concentra grande quantidade de gente e de negócios. Aqui, uma mistura de estilos de construção seduz os olhos de quem passa.
A poucas horas de embarcar para ir embora do país, o turista canadense Ray Green, de passagem por São Paulo, fez questão de conhecer o centro da cidade. Ele contratou a agência de Simardi para um passeio rápido. O guia turístico Luis Quevedo o levou para ver o local de fundação de São Paulo, o Pateo do Colégio.
O passeio inclui uma caminhada pelas ruas do centro e uma rápida parada na Catedral da Sé. Ray Green diz que se encantou com a variedade das construções.
Já um casal inglês que estava na cidade optou pelo passeio de duas horas e meia pelo centro. A historiadora Shirley de Camargo Damy acompanhou os turistas.
“O mercado é bom, e ainda tem muita gente que não é atendida. A dificuldade da língua e a dificuldade de onde encontrar profissionais, e é isso que a gente está batalhando. Então, a gente colocou esse walking tour para ser uma vitrine também”, diz a historiadora.
Do prédio da prefeitura, eles foram para a primeira faculdade de direito do Brasil, conheceram a Igreja de Santo Antônio, a mais antiga de São Paulo, e se impressionaram com as grandes colunas negras do prédio que traduz a força do militarismo na década de 30, em plena ditadura de Getúlio Vargas.
A agência de Luis Simardi faz 50 passeios por mês. Para um grupo de quatro pessoas, cobra R$ 170 para cada um. O faturamento da empresa é de R$ 30 mil por mês. A expectativa e que esse valor aumente 30% até 2014.
“A gente está há dois anos da Copa e São Paulo vai ser uma das cidades-sede desse evento, a Olimpíada também vai refletir aqui em São Paulo, a imagem do Brasil como um todo vai aumentar no exterior”, avalia o empresário.
Contatos:
POUSADA ZILAH
Contato: Empresários LÚcia e Thiago Amarante
Alameda Franca, 1.621/1.633 – Jd. Paulista
São Paulo/ SP
Telefone: (11) 3062-1444
AROUND SÃO PAULO
Contato: Empresário Luis Simardi e Luis Henrique
Endereço: Rua Augusta, 2.690
São Paulo/SP
Telefone: (11) 7880-4186

Nenhum comentário:

Postar um comentário