MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 13 de março de 2013

Estudantes de engenharia participam de competições de carro e aeronaves


Em SP, universitários fazem corrida com carros projetados por eles.
Nos EUA, grupo disputa torneio internacional de aeromodelismo.

Do G1, em São Paulo

Estudantes de engenharia de universidades brasileiras participam esta semana de duas competições de desenvolvimento de produtos nas áreas automobilística e aeronáutica. A partir desta quinta-feira (14), cerca de 1,6 mil futuros engenheiros de 68 instituições participam de uma competição de carros off-road construídos por eles próprios em Piracicaba (SP). A competição vai até domingo (17). E em Fort Worth, nos Estados Unidos,  40 estudantes brasileiros vão participar de um torneio de aeronaves desenvolvidas em escada reduzida.
A competição de carros reúne 81 protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Segundo o regulamento da Competição Baja SAE Petrobras, os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.
Carro feito por estudantes da UFPE (Foto: Divulgação)Carro feito por estudantes da UFPE (Foto: Divulgação)
As equipes ainda são responsáveis por atividades como atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para viabilização do projeto e custeio de despesas, entre outras tarefas com as quais se defrontarão no mercado de trabalho.
Avião projetado por estudantes de engenharia da UFSC (Foto: Divulgação)Avião projetado por estudantes de engenharia da
UFSC (Foto: Divulgação)
Participam da competição estudantes de engenharia da USP, Faap, Unb, FEI, UnB, UFMT, Anhanguera de Campo Grande, UFBA, Univasf, UFC, UFCG, UFPB, IFPB, UPE, UFPE, UFRN, UFPA, Mauá, Mackenzie, Unesp, ITA, Unicamp, Unimep, UFMG, Cefet-MG, UFTM, UFVJM, UFV, Ufes, Uerj, PUC-Rio, Cefet-RJ, UFSM, Unisc, UFSC, UFRGS, UFPR, UTFPR, entre outras.
Aviões nos EUA
Nos Estados Unidos, os estudantes brasileiros da UFMG, Cefet-MG, PUC-Rio e UFSC representam o país na SAE AeroDesign East Competition, que será realizada em Fort Worth, no Estado do Texas, de sexta (15) a domingo (17). As aeronaves são radio controladas e capazes de transportar cargas exclusivamente para disputar a competição de engenharia

Nenhum comentário:

Postar um comentário