MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de março de 2013

EUA condenam ameaças feitas pela Coreia do Norte


Pentágono avisa: país está pronto para responder a “qualquer contingência”

Imagem divulgada pelo governo da Coreia do Norte, juntamente com um comunicado, informa que os soldados estão preparados para o combate contra a Coreia do Sul e Estados Unidos
Imagem divulgada pelo governo da Coreia do Norte, juntamente com um comunicado, informa que os soldados estão preparados para o combate contra a Coreia do Sul e Estados Unidos (KCNA/Reuters)
O departamento de Defesa americano condenou nesta terça-feira a retórica “belicosa” da Coreia do Norte e disse que os Estados Unidos estão prontos para responder a qualquer eventualidade. “Nós estamos preocupados com qualquer ameaça levantada pelos norte-coreanos”, disse o porta-voz do Pentágono, George Little. “Eles precisam parar de ameaçar a paz na península, isso não ajuda ninguém. E nós permanecemos prontos para responder a qualquer contingência”.
Na mais recente de uma série de ameaças contra os Estados Unidos e contra a Coreia do Sul, o ditador Kim Jong-un ordenou que mísseis e peças de artilharia sejam colocados em “posição de combate” para atacar a qualquer momento alvos americanos. Bases no Havaí, na ilha americana de Guam, no Oceano Pacífico, e também na área continental dos EUA são os alvos, segundo Pyongyang. Segundo o comando militar norte-coreano, as unidades de artilharia serão colocadas em “alerta máximo”.

Na semana passada, o governo de Kim Jong-un já havia ameaçado atacar alvos dos EUA na Ásia em resposta ao voo de bombardeiros americanos B-52 na península coreana durante as manobras militares entre Washington e Seul. Horas antes da nova ameaça de Pyongyang, a imprensa oficial do regime comunista noticiou a realização de simulações de defesa no litoral leste do país, supervisionadas pessoalmente pelo jovem ditador.
Embora especialistas duvidem que a Coreia do Norte tenha capacidade para atingir a área continental dos Estados Unidos, as bases no Japão e na ilha americana de Guam estão dentro da área de alcance das armas convencionais de Pyongyang e são, portanto, um alvo realista. Diante do discurso norte-coreano, os EUA afirmaram recentemente que têm totais condições de proteger o seu território e o de seus aliados na Ásia.
As tensões aumentaram depois que Pyongyang anunciou a realização de um teste nuclear, em fevereiro deste ano, o terceiro da história norte-coreana. Depois do teste, a ONU ampliou as sanções contra o país, que passou a fazer ameaças a Washington e a Seul.

Réplica de mísseis norte-coreanos Scud-B Com a assistência técnica da China, a Coreia do Norte começa a trabalhar no desenvolvimento de mísseis balísticos de curto alcance, baseados na tecnologia do míssil soviético Scud, que, por sua vez, é derivado de um foguete alemão V2, usado na Segunda Guerra Mundial.
(Com agência Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário